Produção de vinho

Bâtonnage

Publicado em 02 de janeiro de 2023
Atualizado em 01 de abril de 2023
Tempo de Leitura 2 mins. de leitura
Thumbnail do artigo Bâtonnage

A técnica da bâtonnage consiste em fazer movimentos nas borras finas com o bâton (bastão) para movimentar essas borras e deixá-las em suspensão no líquido durante um tempo. No final da fermentação alcoólica o movimento é desejado para manter as leveduras em suspensão e poder finalizar o processo. Durante o envelhecimento do vinho é a fase que a bâtonnage é mais conhecida. 

As borras devem ser agitadas por várias semanas – e até mesmo um ano ou mais – para a técnica, de fato, ser eficiente. A frequência do movimento depende muito, mas principalmente do estilo a ser elaborado. Nessa etapa, a agitação é utilizada para incorporar alguns compostos químicos como as manoproteínas (e também outros polissacarídeos), que estão presentes nas paredes celulares das leveduras e em outros compostos resultantes da autólise. As manoproteínas adicionam uma sensação de volume de boca, de cremosidade e podem potencializar a complexidade aromática do vinho. No caso dos tintos, ajudam a diminuir a adstringência dos taninos ao se ligar a esses compostos. 

Essas borras finas presentes no fundo do recipiente criam um ambiente redutivo e a agitação com o bâton ajuda a incorporar oxigênio que é consumido pelas leveduras, auxiliando na diminuição de possíveis aromas desagradáveis de redução. Para se ter uma ideia, um vinho tinto que tem suas borras movimentadas é capaz de consumir 10 vezes mais oxigênio que um tinto límpido e 6000 vezes mais que um branco límpido. Os polipeptídeos vindos das leveduras mortas também agem como protetores contra a oxidação dos compostos aromáticos. Então, a bâtonnage é capaz de impedir formação de aromas reduzidos e também alguns compostos químicos da borra fina agem como antioxidantes para os aromas ao incorporar o oxigênio.

Apesar dos benefícios da bâtonnage, a técnica não é adequada para qualquer vinho. Os que apresentam alta concentração de tióis (que podem dar aromas como: café, defumado, maracujá, groselha preta…) não são aconselhados para bâtonnage, pois diminuem de intensidade com a movimentação da borra. Já os terpenos (aromas de óleo de laranja, rosa, lavanda, lichia) suportam melhor essa movimentação, pois além das notas serem potencializadas, o caráter frutado é mais estável e os vinhos se tornam mais harmônicos.

 

Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Produção de vinho

Termovinificação

18 de fevereiro de 2020

Nenhuma descrição disponível para o artigo, leia o artigo completo para saber mais.

2 mins. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Produção de vinho

Série: Vanilina

16 de março de 2021

Nenhuma descrição disponível para o artigo, leia o artigo completo para saber mais.

2 mins. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.