Uva

Uva Marselan

Publicado em 06 de setembro de 2019
Atualizado em 01 de abril de 2023
Tempo de Leitura 2 mins. de leitura
Thumbnail do artigo Uva Marselan

Marselan é uma uva tinta que pode aparecer cada vez mais nos vinhos. Ela faz parte do seleto grupo das 6 uvas já aprovadas pelo INAO (Institut National de L’Origine et de La Qualité) para compor a lista das uvas em Bordeaux e Bordeaux Superiéur. Juntam a esse time as tintas Castets, Arinarnoa, Touriga Nacional, bem como as brancas Alvarinho e Liliorila.

Surgimento da Marselan

A Marselan não surgiu naturalmente. Nasceu, contudo, pelas mãos do ampelógrafo parisiense Paul Truel, criador de mais de 12 outras variedades de uvas, em 1961, no sul da França. O nome da casta foi inspirado na cidade de Marseillan próxima a Montpellier. É lá onde fica localizado o INRA – centro de pesquisa agronômica, onde ele trabalhou até se aposentar em 1985.

Quando Paul idealizou a Marselan ele tinha em mente potencializar, unir e melhorar as características de duas uvas conhecidas: a Cabernet Sauvignon e a Grenache. Da Cabernet Sauvignon, Truel queria preservar a potência, com rendimentos maiores, por outro lado, da Grenache – uva que se adaptou muito bem aos climas quentes – ele queria uma uva que tivesse resistência às altas temperaturas e, claro, uma nova casta resistente às doenças.

A evolução da uva Marselan

No início, ela não ganhou destaque e não foi o sucesso esperado, devido à baixa produtividade e aos pequeninos bagos. Com o aumento da demanda por uvas resistentes às moléstias – oídio, ácaros e podridão cinzenta, por exemplo -, ela foi incluída na listagem oficial de registros quase 30 anos depois, em 1990. Atualmente, é possível encontrá-la em terroirs com características distintas e ela deixa sua marca talentosa em diversos estilos, seja em um blend ou mesmo reinando sozinha em um varietal.

Onde encontrar a Marselan e seus vinhos

Cor profunda, taninos presentes e macios, e ótimo potencial para envelhecer são algumas características da Marselan na taça. Essa uva se destaca no seu país de origem, França, principalmente no Languedoc e sul do Rhône. Adicionalmente, também se expressa nas seguintes regiões: Catalunha (Espanha), Califórnia (EUA), Mendoza (Argentina) e Hebei (China).

Em uma análise mais detalhada achamos muitos outros terroirs que a Marselan cativa, como o Reserva da famosa Garzón, comercializado pela World Wine, com uvas colhidas em Maldonado, no Uruguai. É um vinho aromático, com boa potência e acidez na medida para dar o equilíbrio perfeito.

No Brasil, também é possível encontrar alguns exemplares dessa variedade, uma das vinícolas que investiu na Marselan foi a Perini, no Vale Trentino, Serra Gaúcha. Foram 10 anos de acompanhando do potencial da casta no vinhedo até a elaboração do vinho da Linha Vitis.

Surpreendentemente, Israel, com um clima próximo ao do Mediterrâneo também produz Marselan. Um destaque é a vinícola que realizou a primeira colheita da uva no país, em 2012, a Recanati. Robert Parker pontuou todas as safras desse exemplar desde o seu lançamento, cuja menor pontuação foi a safra de 2013, com 89 pontos, já a safra 2017 foi premiada com 92 pontos.

Cursos de vinhos

Conheça a variedade de cursos que temos disponíveis para você alavancar seu conhecimento em vinhos. Clique aqui!

 

Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Uva

Cruzamento entre Uvas: Dornfelder

30 de outubro de 2019

Nenhuma descrição disponível para o artigo, leia o artigo completo para saber mais.

2 mins. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Uva

Cruzamento entre Uvas: Aligoté

12 de novembro de 2019

Nenhuma descrição disponível para o artigo, leia o artigo completo para saber mais.

2 mins. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.