Viticultura

Cuidados na Videira: Irrigação

Publicado em 31 de março de 2020
Atualizado em 01 de abril de 2023
Tempo de Leitura 2 mins. de leitura
Thumbnail do artigo Cuidados na Videira: Irrigação

A disponibilidade adequada de água no solo é um dos fatores primordiais para se ter um ciclo da videira de sucesso. Ela é de extrema importância para manter a vitalidade da vinha, principalmente por ser uma das peças-chave para a fotossíntese. Fotossíntese é uma reação química, na qual o gás carbônico é capturado, reage com a água – na presença de luz – e ocorre a formação de glicose (C6H12O6) e O2. Esse açúcar vai ser o responsável pelo desenvolvimento da planta e das uvas.

Em alguns locais e onde as legislações permitem, a irrigação se faz necessária devido à baixa quantidade de chuva (que é a principal fonte de água das videiras). A irrigação é, costumeiramente, associada a muito vigor, à alta produção e, consequentemente, à qualidade inferior de frutos. Em tempos de aquecimento global invadindo até mesmo regiões que não sofriam com altas temperaturas, essa forma alternativa de suprimento de água nas vinhas se tornou muito requisitada além, é claro, de outras adaptações necessárias (exemplo: localização das vinhas, tipo de uva e práticas de manejo, principalmente). Adicionalmente, quando se tem um sistema de irrigação bem planejado benefícios são claramente visualizados, como a melhora do equilíbrio da planta com produções mais homogêneas.

O estresse hídrico (falta de água) em excesso pode atrasar o amadurecimento dos bagos, causar perda de produção, além da retração das uvas. Muito volume de água, entretanto, também não é saudável. A produção sem qualidade pode ser exagerada, a resistência no inverno é diminuída, as raízes são prejudicadas e oportunidades para o desenvolvimento de doenças são criadas. A meta é manter quantidade suficiente de água na área radicular para o crescimento normal  da vinha, com a produção de frutos de qualidade no ano e nos próximos.

Os principais sistemas de irrigação são:

  • Rega gota a gota: Cada vinha tem o seu próprio gotejador que, geralmente, é controlado por um software. Assim é mais fácil de garantir que cada planta receba a quantidade necessária de água. É um sistema caro.
  • Rega por aspersão: Costuma causar grande desperdício e cria condições de umidade tornando as vinhas propícias às doenças.
  • Rega por inundação: Também chamada de rega por alagamento. Recomendada para regiões com baixíssimo declive e que tenha boa disponibilidade de água.
  • Rega por sulcos: alguns sulcos (canais) são feitos no solo e a água é aplicada nesses canais. Os produtores que usam tubulações, conseguem usar esse sistema em regiões acidentadas.

Períodos de secas em anos consecutivos, fez com que algumas legislações de países europeus que proibiam o uso da irrigação sofressem modificações para se adaptar às novas condições climáticas. Na França, sob pedido junto ao órgão regulador INAO, produtores conseguem autorização para realizar a irrigação, bem como Espanha e Itália também tiveram suas leis modificadas após reduções drásticas na produção devido à seca em anos consecutivos.

Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Viticultura

Série: Papo Químico (Resveratrol)

21 de junho de 2019

Nenhuma descrição disponível para o artigo, leia o artigo completo para saber mais.

3 mins. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Viticultura

Série Solos: Granito

29 de março de 2021

Nenhuma descrição disponível para o artigo, leia o artigo completo para saber mais.

2 mins. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.