Blog

Fique por dentro das novidades que acontecem no
mundo dos vinhos e destilados!

Cuidados na Videira: Irrigação
31 de março de 2020

Cuidados na Videira: Irrigação

Conteúdo Técnico

A disponibilidade adequada de água no solo é um dos fatores primordiais para se ter um ciclo da videira de sucesso. Ela é de extrema importância para manter a vitalidade da vinha, principalmente por ser uma das peças-chave para a fotossíntese. Fotossíntese é uma reação química, na qual o gás carbônico é capturado, reage com a água – na presença de luz – e ocorre a formação de glicose (C6H12O6) e O2. Esse açúcar vai ser o responsável pelo desenvolvimento da planta e das uvas.

Em alguns locais e onde as legislações permitem, a irrigação se faz necessária devido à baixa quantidade de chuva (que é a principal fonte de água das videiras). A irrigação é, costumeiramente, associada a muito vigor, à alta produção e, consequentemente, à qualidade inferior de frutos. Em tempos de aquecimento global invadindo até mesmo regiões que não sofriam com altas temperaturas, essa forma alternativa de suprimento de água nas vinhas se tornou muito requisitada além, é claro, de outras adaptações necessárias (exemplo: localização das vinhas, tipo de uva e práticas de manejo, principalmente). Adicionalmente, quando se tem um sistema de irrigação bem planejado benefícios são claramente visualizados, como a melhora do equilíbrio da planta com produções mais homogêneas.

O estresse hídrico (falta de água) em excesso pode atrasar o amadurecimento dos bagos, causar perda de produção, além da retração das uvas. Muito volume de água, entretanto, também não é saudável. A produção sem qualidade pode ser exagerada, a resistência no inverno é diminuída, as raízes são prejudicadas e oportunidades para o desenvolvimento de doenças são criadas. A meta é manter quantidade suficiente de água na área radicular para o crescimento normal  da vinha, com a produção de frutos de qualidade no ano e nos próximos.

Os principais sistemas de irrigação são:

  • Rega gota a gota: Cada vinha tem o seu próprio gotejador que, geralmente, é controlado por um software. Assim é mais fácil de garantir que cada planta receba a quantidade necessária de água. É um sistema caro.
  • Rega por aspersão: Costuma causar grande desperdício e cria condições de umidade tornando as vinhas propícias às doenças.
  • Rega por inundação: Também chamada de rega por alagamento. Recomendada para regiões com baixíssimo declive e que tenha boa disponibilidade de água.
  • Rega por sulcos: alguns sulcos (canais) são feitos no solo e a água é aplicada nesses canais. Os produtores que usam tubulações, conseguem usar esse sistema em regiões acidentadas.

Períodos de secas em anos consecutivos, fez com que algumas legislações de países europeus que proibiam o uso da irrigação sofressem modificações para se adaptar às novas condições climáticas. Na França, sob pedido junto ao órgão regulador INAO, produtores conseguem autorização para realizar a irrigação, bem como Espanha e Itália também tiveram suas leis modificadas após reduções drásticas na produção devido à seca em anos consecutivos.

+
3 de julho de 2019

Uvas de Clima Frio: Pinot Noir

A Pinot Noir nos remete a alguns atributos como alta acidez, baixo nível de taninos e vinhos de corpo leve a médio. Os seus aromas primários são predominantemente de frutas vermelhas; os secundários, sobretudo resultantes do contato com a madeira, geralmente estão associados a especiarias como gengibre, canela e pimenta branca; e, quando os vinhos […]

continuar lendo
+
alto las hormigas whats on enocultura 570x270 - Alto Las Hormigas
18 de agosto de 2016

Alto Las Hormigas

A Eno Cultura em parceria com a World Wine realizou 3 eventos com a vinícola Alto Las Hormigas na última semana; o primeiro e segundo evento foram realizados no Hotel Tivoli e contou com a presença da indústria e imprensa. O terceiro evento realizado na loja World Wine (Itaim Bibi) foi um happy hour de […]

continuar lendo
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades

Eno Cultura - Todos os direitos reservados © 2018