Degustação

Decantação

Publicado em 01 de junho de 2020
Atualizado em 01 de abril de 2023
Tempo de Leitura 2 mins. de leitura
Thumbnail do artigo Decantação

Uma das funções do decanter é evitar que os sólidos continuem em contato com o vinho após abrir a garrafa. A decantação é fator crucial em muitos vinhos, entenda mais.

Sólidos no vinho

Deixar esses sólidos irem para a taça não é prejudicial para a saúde, o gosto desses sedimentos costumam ser bastante neutros. Não parece haver nenhum problema em estarem na taça, além de sentirmos possivelmente uma textura mais grosseira do vinho no paladar e alguma adstringência não desejada. Porém, estudos já mostraram que, ao analisarmos quimicamente, os sedimentos consomem e reagem com o oxigênio evitando que os outros compostos do vinho o utilizem. Dessa forma o vinho se mantém reduzido, sem expressão e não mostra seu caráter, por isso não é interessante ter sólidos no decanter. A tendência atual é que os vinhos sejam cada vez menos filtrados e clarificados o que indica que os sedimentos estão cada vez mais presentes. Saber decantar corretamente se torna ainda mais importante, uma vez que o equilíbrio entre oxidação e redução é o que deixa o vinho harmônico. 

Mais funções da decantação

Além de evitar que os sólidos fiquem em contato com o vinho, o decanter é capaz de permitir a aeração, ao deixar o vinho em contato com o oxigênio e permitir a evaporação. Esse contato também pode ser conseguido ao colocar o vinho na taça (e potencializado ao girar a taça), porém no decanter tudo ocorre de forma mais acelerada, devido à maior superfície de contato do líquido com o ar.

A evaporação é um processo físico que ocorre logo que o vinho entra no decanter. Nessa etapa o álcool é liberado (por ser uma substância muito volátil, que quer dizer que evapora com facilidade) e outros compostos químicos, como as moléculas aromáticas. Esse impacto sensorial é muito perceptível ao dar giros no decanter logo que o vinho é despejado.

Um ponto muito interessante da evaporação é a eliminação com facilidade de alguns aromas redutores (exemplos desses aromas: ovo podre e palito de fósforo). Muitos desses compostos que são enxofrados (possuem enxofre em sua composição) possuem baixo ponto de ebulição e rapidamente dissipam. Isso explica porque, algumas vezes, abrimos um vinho que possui esse caráter reduzido e após uma agitação na própria taça, esses aromas já não existem mais, predominando outras notas aromáticas muito mais interessantes. Por outro lado, parte desses compostos enxofrados são mais complexos, como alguns mercaptanos que persistem por um tempo muito maior.

Dicas de estudos e vinhos para decantação

Se você ama estudar vinhos, temos diversos cursos para você se especializar, entender os estilos que mais gosta, bem como, fazer compras de forma muito mais assertiva. Conheça nossos cursos aqui!

Ramón Bilbao Rioja Gran Reserva (Coletanea Vinhos)

Susana Balbo Signature Brioso (Cantu Importadora)

Masi Brolo Campofiorin (Portus Cale)

 




 

Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Degustação

Evolução x Petróleo

27 de janeiro de 2021

Nenhuma descrição disponível para o artigo, leia o artigo completo para saber mais.

2 mins. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Degustação

Happy Hour com produtores Marco De Martino e Matías Riccitelli

07 de junho de 2023

Nenhuma descrição disponível para o artigo, leia o artigo completo para saber mais.

< 1 min. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.