Região

Uruguai

Publicado em 27 de dezembro de 2020
Atualizado em 01 de abril de 2023
Tempo de Leitura 2 mins. de leitura
Thumbnail do artigo Uruguai

É sempre irresistível fazer um paralelo entre o Uruguai e sua emblemática Tannat com a Argentina e sua Malbec. Esta não é necessariamente uma comparação vulgar e simplificadora, porque diz muito não somente a respeito de adaptabilidade ao clima, mas também de estratégias comerciais. O Uruguai está dando um banho de estratégia e posicionamento, para muito além da Tannat. 

Assim como o clima ensolarado da Argentina deu uma “amaciada” na Malbec que é bebida no sudoeste da França, no Uruguai as condições climáticas levam a um vinho de Tannat mais encorpado e com taninos mais aveludados em comparação, por exemplo, a um Tannat de Madiran, França. São vinhos mais fáceis de beber e que também estão prontos para consumo mais rapidamente. 

Mas o paralelo com a Argentina para por aí, sobretudo porque o clima é bem diferente. No Uruguai 90% dos vinhedos se localizam nos quatro departamentos de Montevideo, Canelones, San José e Florida, todos próximos da costa e com solos predominantemente argilosos. A incidência de sol é alta, porém as condições são muito mais úmidas e o que arrefece a temperatura no Uruguai não é a altitude, mas as correntes do Antártico que esfriam o Oceano Atlântico Sul. Dessa forma, as noites são geralmente bastante frescas, retardando o amadurecimento das uvas e trazendo uma boa dose de acidez. 

Nesse contexto, produtores tradicionais e uma nova geração estão revolucionando o cenário, experimentando novas castas e explorando diferentes terroirs. Alguns exemplos são a ascensão da uva Alvarinho, que tem feito belos vinhos nas mãos de produtores como Bouza, ou então experiências muito bem-sucedidas “à la Vale do Rhône”, como na vinícola Alto de la Ballena, que explora solos mais calcários e um microclima mais frio para fazer um blend Tannat-Viognier, além de vinhos excelentes de Syrah com estilo mais próximo a Côte-Rôtie. Por fim, temos também o desenvolvimento de novas regiões, como Rivera, vizinha da Campanha Gaúcha, e Maldonado, vizinha às regiões mais tradicionais. E é justamente em Maldonado que se encontra a vinícola Garzon, que ganhou em 2018 o prêmio de melhor vinícola do ano no novo mundo, pela revista Wine Enthusiast e em 2020 ficou em 2º lugar na categoria World’s Best Vineyards 2020, o concurso que premia os melhores vinhedos do mundo. As incríveis instalações e experiências da Garzón têm projetado os vinhos do Uruguai no mundo, e quando conversamos com os pequenos produtores, percebemos uma admiração e orgulho generalizados por este trabalho. Olho neles 😉

Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Curso de vinho

Classificação das vinhas na ÁUSTRIA!

12 de setembro de 2023

Classificação de vinhos na Áustria! Agora os melhores vinhedos da Áustria podem receber uma classificação legal. Fato raríssimo no mundo do vinho.

2 mins. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Região

Chile: Valle do Elqui

15 de agosto de 2022

Conheça o Valle do Elqui, um esconderijo na parte norte do país, onde o clima seco e alta amplitude térmica ajudam na elaboração de vinhos incríveis!

2 mins. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.