Uva

Uvas de Clima Frio: Grüner Veltliner

Publicado em 15 de agosto de 2019
Atualizado em 01 de abril de 2023
Tempo de Leitura 2 mins. de leitura
Thumbnail do artigo Uvas de Clima Frio: Grüner Veltliner

A Grüner Veltliner é uma uva branca proveniente de uma videira bastante vigorosa e produtiva, com bagos pequenos de cor verde-amarelada.  Ela é considerada uma uva típica de clima frio, mas devido ao fato de amadurecer relativamente tarde para este grupo de castas, ela é pouco encontrada nas regiões frias mais extremas do mundo. A sua origem é a Áustria, onde um terço das vinhas plantadas são desta casta, e é de lá que vêm os seus vinhos mais icônicos. Os vinhos provenientes da Grüner Veltliner terão alta acidez e serão na sua grande maioria secos. Porém, o que a torna particularmente interessante é a sua enorme versatilidade: os vinhos podem ser simples, do tipo frutado e refrescante, mas podem adquirir muita concentração e corpo, com alto potencial de envelhecimento. Nestes exemplos mais complexos, considera-se que a Grüner Veltliner está à altura de belos exemplares de Chardonnays vindos da Borgonha. Inclusive, foi tão recente como no início dos anos 2000 que a Grüner ganhou destaque em degustações às cegas com os melhores especialistas do mundo, tornando-se a partir daí uma opção incontornável em listas de vinho associadas à alta culinária mundial, e não apenas uma mera especialidade austríaca. Os melhores exemplos de Grüner Veltliner terão um aroma típico de pimenta branca em conjunto com um caráter cítrico e mineral, além de algumas especiarias e aromas terciários que surgirão com a idade. As principais regiões para seu cultivo estão na Áustria, e as uvas de maior qualidade estarão associadas a lugares com colinas orientadas ao sul e às margens de rios, sobretudo o Danúbio: Wachau, Kamptal, Kremstal, Weinviertel e Donauland. Além da Áustria, outras regiões do mundo, de clima moderadamente frio, também plantam Grüner Veltliner. Os exemplos mais imediatos são os vizinhos República Tcheca, Eslováquia e Hungria. Além disso, as regiões de Alto Adige, na Itália, e os arredores de Stuttgart, na Alemanha, também adquiriram importância. No novo mundo, há exemplos interessantes vindos dos EUA (Oregon, Califórnia e Washington State), Canadá (British Columbia), Australia (Adelaide Hills) e Nova Zelândia (Marlborough e Central Otago).

Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Uva

Gouais Blanc – A Uva quase extinta

28 de junho de 2016

Nenhuma descrição disponível para o artigo, leia o artigo completo para saber mais.

< 1 min. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Uva

Uvas de Clima Frio: Pinot Noir

03 de julho de 2019

Nenhuma descrição disponível para o artigo, leia o artigo completo para saber mais.

2 mins. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.