Região

Vinhos Italianos

Publicado em 07 de dezembro de 2021
Atualizado em 01 de abril de 2023
Tempo de Leitura 2 mins. de leitura
Thumbnail do artigo Vinhos Italianos

À primeira vista, quando pensamos em vinhos clássicos do mundo, a França talvez é o primeiro país que vem à mente: Bordeaux! Borgonha! Porém, a Itália carrega alguns dos maiores clássicos que, inclusive, conseguimos fazer uma brincadeira com as primeiras letras do alfabeto: Amarone, Barolo e Chianti.

O ABC da Itália, uvas italianas e estilos de vinhos

Amarone

O Amarone é o poderoso vinho seco ou quase seco, de Valpolicella (Vêneto, no nordeste), feito com uvas que secaram em local adequado – appassimento. As uvas Corvina, CorvinoneRondinella, principalmente, devem passar por um período de 100 a 120 dias de secagem, onde concentram compostos aromáticos, taninos, cor, acidez e açúcar. Os vinhos são alcoólicos – facilmente passam dos 15% – encorpados, com notas de frutas secas, da madeira, especiarias, taninos médios a altos e acidez alta, que equilibra com a complexidade, bem como com a estrutura do vinho.

Barolo

Por outro lado, o Barolo vem do noroeste, de uma pequena área no Piemonte. É um dos vinhos mais aclamados do mundo, no qual reina a uva Nebbiolo. Essa casta floresce cedo e amadurece tarde, fatores que deixam o ciclo longo e a torna suscetível às intempéries climáticas. Apesar da fama, os primeiros vinhos tintos tranquilos de Barolo eram difíceis de serem bebidos, muito tânicos e precisavam de envelhecimento longo. Em busca de produzir vinhos, digamos, mais fáceis de serem bebido, alguns produtores implantaram uma visão modernista. Para isso, passaram usar barricas de carvalho francês, realizar macerações (contato da casca com o líquido) mais curtas, entre outras táticas, cujo objetivo era tornar o vinho mais competitivo no mercado.

Atualmente, os estilos variam bastante de produtor para produtor. No entanto, todos devem obedecer às regras de tempo mínimo de envelhecimento: 38 meses para o Barolo e 62 para o Barolo Riserva.

Chianti

Por fim, vamos descer para o centro do país. Não podemos deixar de falar sobre Chianti, na Toscana, que abrange os arredores de Pisa, Florença e Siena. Saiba que o vinho elaborado majoritariamente com a Sangiovese já foi mal visto em suas garrafas envoltas em palha, mas conseguiu mostrar ao mundo a qualidade da casta e o potencial da região.

De forma geral, os vinhos costumam apresentar notas de cereja, ameixa, ervas, especiarias e floral. Corpo de médio a muito, alta acidez e taninos médios a altos. Os tempos de envelhecimento variam entre os distintos vinhos de Chianti, de 6 meses a 30 meses.

Além desses ícones, a Itália produz outros importantes vinhos, dentre tranquilos, espumantes, frisantes e fortificados, de norte a sul do país, que são repletos de diversidade de estilos, ao passo que muitas vezes essa diversidade ocorre dentro de uma única região.

Dicas de vinhos italianos:

Buglioni Amarone Della Valpolicella Classico DOCG Il Lussurioso

Barolo Ludo D.O.C.G. (Casa Flora)

Fattoria La Ripa Chianti Classico DOCG Riserva (Wine&Co)

Conheça nossos cursos:

Curso Online Toscana

Curso Online Nebbiolo

 

 

Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Região

Borgonha – Côte d’Or

17 de janeiro de 2023

A Borgonha é fonte de inspiração para regiões e produtores do mundo todo, desde Chablis, passando pela Côte d'Or e indo até o Mâconnais. Conheça mais!

2 mins. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Região

Vinícolas de Santa Catarina

07 de outubro de 2016

Nenhuma descrição disponível para o artigo, leia o artigo completo para saber mais.

< 1 min. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.