Blog

Fique por dentro das novidades que acontecem no
mundo dos vinhos e destilados!

Vinhos Veganos
18 de março de 2020

Vinhos Veganos

Sem categoria

Para um vinho ser vegano nenhum componente de origem animal pode estar envolvido no processo. Essa simples definição já nos direciona para deduzir que o fato de um vinho ser orgânico ou biodinâmico não quer dizer que seja vegano, uma vez que os conceitos que definem esses vinhos não cruzam com os conceitos do veganismo, de não envolver nenhuma substâncias de origem animal.

Para se ter um mosto e/ou vinho límpido alguns processos de separação de misturas podem ser utilizados. No mosto essa etapa é importante, principalmente em vinhos brancos e rosés, para evitar aromas e sabores desagradáveis, diminuir possível chance de oxidação, facilitar a partida da fermentação alcoólica e preservar para que não ocorra parada de fermentação.

Alguns produtores optam pelo processo de sedimentação, na qual a gravidade atua e “leva” os componentes sólidos para o fundo do recipiente, centrifugação e filtração também são usados. Por outro lado, alguns produtos de origem animal podem ajudar a otimizar o processo ao se ligar aos componentes sólidos do mosto/vinho e limpar o líquido. Esses produtos são chamados de agentes clarificantes e os mais usados costumam ser: gelatina (colágeno animal), albumina (proteína presente na clara do ovo), caseína (proteína do leite), alginatos (algas marinhas) e cola de peixe. Existem também os componente minerais e à base de vegetais (principalmente batatas e ervilhas) que para a elaboração dos vinhos veganos são mandatórios caso o produtor opte por usar agente clarificante. As funções desses componentes variam, então o enólogo tem que estudar e analisar o impacto que cada um pode causar no líquido.

Além do processo de clarificação, as práticas veganas na viticultura também são importantes para o produtor afirmar que, de fato, seu vinho é vegano. Apesar de não ser obrigatório indicar no rótulo, os produtores que carregam essa filosofia costumam identificar seus vinhos veganos de alguma forma.

+
24 de julho de 2019

Uvas de Clima Frio: Sauvignon Blanc

A uva Sauvignon Blanc, nativa da região do Loire, na França, vem de uma videira vigorosa, que resiste bem a condições frias. Esta videira é conhecida por ser indisciplinada e produtiva, o que talvez explique a raiz do seu nome: Sauvignon é retirado da palavra francesa “sauvage” que significa selvagem. Por ser muito vigorosa, ela […]

continuar lendo
+
how to taste wine like a master sommelier 570x270 - How to Taste Wine Like a Master Sommelier
19 de fevereiro de 2016

How to Taste Wine Like a Master Sommelier

Para celebrar a vinda da Court of Master Sommeliers para o Brasil, realizaremos uma degustação exclusiva com o Master Sommelier Shayn Bjornholm na Casa do Porto Vinhos Finos. Inscreva-se pelo e-mail cursos@enocultura.com.br, as vagas são limitadas!

continuar lendo
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades

Eno Cultura - Todos os direitos reservados © 2018