Região

Chile: Valle do Elqui

Publicado em 15 de agosto de 2022
Atualizado em 01 de abril de 2023
Tempo de Leitura 2 mins. de leitura
Thumbnail do artigo Chile: Valle do Elqui

Elqui tem uma energia que só quem visita pode comprovar, não simplesmente pela incrível experiência de ser possível contemplar um dos céus noturnos mais claros do mundo, mas também pelos belos vinhos e cenários deslumbrantes. Portanto, é o passeio certo para os que amam fugir das rotas vitivinícolas clássicas.

É uma região localizada ao norte do Chile onde, digamos, começa de fato a produção vitivinícola do chilena. Apesar de que existem alguns vinhedos mais ao norte, no Atacama.

Coquimbo

Elqui é uma das regiões de Coquimbo, onde também estão Limarí e Choapa. Dentre essas 3 regiões, Elqui é a zona que tem a menor área plantada de vinhedos, apenas cerca de 1589 hectares. Fato que traz bastante exclusividade à região.

É importante evidenciar que Coquimbo é uma área muito voltada à produção de pisco. Para se ter uma ideia, 70% do vinho produzido é destilado e se transforma em Pisco. Já provou? Essa bebida costuma ser uma delícia.

Apesar da fama do Pisco, principalmente, Elqui e Limarí são grandes destaques chilenos, com vinhos únicos que se destacam na América do Sul.

Elqui em números:

Hectares plantados com vinhas: 1589

Sub-regiões: La Serena, Coquimbo, Paihuano e Vicuña

Latitude: 30ºS

Altitude: 25 a 2200 metros 

Elqui: solos e climas

Esta é uma região que vai dos Andes ao Pacífico, sem cadeias de montanhas interferindo no trajeto, o que possibilita climas distintos e altitudes também.

Os solos se dividem, basicamente, em 2 tipos: 

  • Coluvial: parte superior do vale do Elqui, é possível encontrar granitos decompostos, quartzo e solos ricos em ferro;
  • Aluvial: parte inferior do vale – área onde existiam antigos terraços fluviais – solos franco-arenosos, com seixos fluviais redondos.

Em relação ao clima, também há variações:

  • Na parte oeste: fortíssima influência marítima, com neblinas sobre os vinhedos na parte da manhã, tornando o amadurecimento bem lento.
  • Na parte leste: há influência da montanha e o clima é continental, com dias quentes e noites frias.

A quantidade de chuva é bem baixa sendo, portanto, um problema em vários anos. Por isso, a irrigação é permitida aos produtores. Vinhas em altitude também podem sofrer com geada e nevasca.

Principais uvas de Elqui

Syrah, Sauvignon Blanc, Carménère, bem como, Pinot Noir são as principais castas cultivadas em Elqui. A média de idade das vinhas varia entre 10 e 30 anos.

Anote este nome: Elqui

Há ainda muito a se explorar na região. Cada vez mais viticultores estão sendo atraídos para este local de extremos, que é capaz de produzir vinhos com estilos distintos, que fogem, portanto, das notas de geleia muito comuns em outras áreas chilenas).

Um projeto de destaque é o Viñedos de Alcohuaz, que busca os locais de altitude, em áreas com mais de 2200 metros.

De fato, os vinhos de destaque de Elqui são poderosos, cativantes e distintos. 

Fique de olho que, com certeza, cada vez mais novidades chegarão ao Brasil.

Dicas:

Pisco Kappa (Mistral)

Falernia Pedro Ximénez Reserva (Premium Wines)

Don Amerigo Pinot Noir Gran Reserva (Vinomundi) 

Gosta de estudar regiões do mundo do vinho:

Conheça nossos cursos aqui!



Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Região

Douro Superior

18 de julho de 2022

Portugal possui diversidade gastronômica, riquezas naturais e vinhos incríveis. Saiba mais sobre o Douro, uma das principais regiões do país.

2 mins. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Região

Série Solos: O que o solo de Jerez tem de tão especial?

28 de junho de 2021

Entenda aqui como o solo albariza e a alta capacidade de reter umidade influenciam diretamente nos vinhos produzidos na região de Jerez!

2 mins. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.