Curso de vinho

Envelhecimento do vinho

Publicado em 30 de maio de 2023
Atualizado em 30 de maio de 2023
Tempo de Leitura 2 mins. de leitura
Thumbnail do artigo Envelhecimento do vinho

O que acontece com o sabor do vinho à medida que envelhece? 

Quando os vinhos são jovens, sentimos os aromas e sabores primários, como limão e/ou maçã verde no Sauvignon Blanc, a ameixa vermelha no Merlot, o damasco no Viognier ou frutas cítricas no Riesling.

Quando os vinhos envelhecem, começamos a falar de aromas e sabores terciários, que envolvem frutas secas, couro, cogumelo, mel, caramelo, petróleo e muitas outras notas.

Nada no vinho é estático, as reações estão sempre acontecendo. Enquanto a proporção de álcool, ácidos e açúcares permanece a mesma, os aromas e sabores continuam se desenvolvendo e mudando.

Nem todos os vinhos são adequados para envelhecer.

Aqueles que possuem intensidade de aromas e sabores, e altas concentrações de conservantes naturais (como ácidos, taninos, açúcares e álcool, por exemplo) têm maiores chances de melhorar com o passar do tempo.

Vinho jovem

Costumam ter aromas de frutas frescas, flores e ervas. Essas notas são chamadas de primárias, que podem mudar com o tempo.

Tempo e Oxigênio

A oxidação do vinho é um processo de transformação química que ocorre quando o vinho é exposto ao ar. À medida que isso ocorre, novos aromas e características são desenvolvidos. Nem sempre a consequência é negativa!

Mudanças

  • Tintos: os taninos suavizam na boca devido a um processo chamado de polimerização.
  • Brancos: alguns podem desenvolver uma textura oleosa.

Alguns vinhos que tendem a se beneficiar com o envelhecimento:

  • Porto Tawny
  • Barolo
  • Tokaji Aszú
  • Grand Cru Classé (Bordeaux)
  • Riesling alemão de alta qualidade
  • Grand Cru da Borgonha

Vinhos que tendem a não envelhecer bem:

  • Moscato d’Asti
  • Rosé Provençal
  • Estilos leves de Sauvignon Blanc
  • Vinhos em lata

Gostou do conteúdo? Então não deixe de compartilhar com um amigo que ama vinho e vai curtir aprender mais sobre o assunto. Nos acompanhe também pelo Instagram, temos conteúdos novos diariamente!

Continue estudando com os cursos Eno Cultura, temos diversas opções de temas: uvas, regiões, estilos de vinhos!

Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Curso de vinho

Vantagens que alunos da Eno Cultura têm!

16 de agosto de 2023

Confira vantagens que somente alunos da Eno Cultura têm! Faça parte dos milhares de alunos formados pela melhor escola de vinhos do país.

2 mins. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Curso de vinho

Classificação das vinhas na ÁUSTRIA!

12 de setembro de 2023

Classificação de vinhos na Áustria! Agora os melhores vinhedos da Áustria podem receber uma classificação legal. Fato raríssimo no mundo do vinho.

2 mins. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.