Curso de vinho

Geografia e impacto no vinho

Publicado em 18 de julho de 2023
Atualizado em 18 de julho de 2023
Tempo de Leitura 2 mins. de leitura
Thumbnail do artigo Geografia e impacto no vinho

A geografia desempenha um papel importante para determinar o estilo do vinho. Vários fatores como a temperatura, altitude, latitude e tipos de solo influenciam nas características do vinho produzido. 

Algumas curiosidades que talvez você não conheça: 

  • A cor do solo influencia a luz solar: se é refletida ou absorvida. Essas condições afetam a temporada de crescimento das videiras e o amadurecimento das uvas. 
  • As encostas podem ajudar a evitar geadas. O ar frio tende a descer e se acumular na parte inferior.

Veja mais fatos curiosos sobre a influência da geografia nos vinhos: 

Temperatura

  • Climas quentes: amadurecimento mais rápido, vinhos mais encorpados, menos acidez e mais alcoólicos.  
  • Climas frios: amadurecimento mais lento, vinhos mais leves, mais acidez e menos alcoólicos.

Altitude 

Regiões de maior altitude geralmente possuem temperaturas mais baixas ( a cada 100m de subida, há uma diminuição de cerca de 0,6ºC), devido à menor densidade do ar e a influência dos ventos frios das montanhas, contribuindo para uma maturação mais lenta. A alta amplitude térmica dessas áreas é, também, fundamental para o amadurecimento mais devagar das uvas.

Solos

Cores claras, como areia e calcário, refletem a luz solar, enquanto solos escuros e pedregosos armazenam e irradiam calor. Solos com muita argila geralmente são mais frios, pois absorvem e retêm bem a água. Muito útil em climas mais secos!

Encostas 

O ângulo da inclinação afeta a quantidade de sol que as vinhas recebem. Um vinhedo voltado para o Equador recebe mais luz solar direta.

Oceanos 

As vinhas que estão próximas ao oceano tendem a receber ventos frios. Geralmente, o ar é úmido e névoas podem ser formados pela manhã.

Se você já possui um certo conhecimento sobre vinhos e quer dar o próximo passo, temos o curso perfeito para você continuar seus estudos: WSET NÍVEL 3!

Quer saber mais detalhes do curso? Converse com a nossa consultora, é só clicar aqui

Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Curso de vinho

3 uvas de Portugal

20 de julho de 2023

Vinho de Portugal | Conheça 3 uvas características e produzidas em Portugal! Garanta o seu combo de cursos on-line da Eno Cultura.

2 mins. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Curso de vinho

Dicas para aplicantes ao WSET Nível 4 – Diploma

03 de julho de 2023

Trouxemos algumas dicas especiais do nosso aluno formado no Diploma, Martin Champagne. Conheça o curso WSET Nível 4!

2 mins. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.