Blog

Fique por dentro das novidades que acontecem no
mundo dos vinhos e destilados!

Mãos nos vinhedos
28 de julho de 2022

Mãos nos vinhedos

Sem categoria

Sem as mãos enfiadas na terra, sem as mãos podando vinhedos, sem as mãos realizando colheitas em condições favoráveis ou extremas, não teríamos nosso vinho amado na taça.

O trabalho humano é, portanto, imprescindível para que o ciclo da videira ocorra de maneira satisfatória. São as mãos, muitas vezes, as responsáveis por definir o tipo de condução, de poda, de nutrientes no solo, se é necessário irrigar, se tratamentos serão importantes para garantir uma safra de qualidade, entre muitas outras atividades.

São as mãos que rapidamente colocam meios para defender os vinhedos com brotos novos contra geadas tardias em madrugadas geladas mundo afora. Ou protegem com telas contra ataques animais.

Foram as mãos que conseguiram vencer a filoxera contra devastações por um período ainda maior quando, finalmente, as vinhas foram enxertadas.

De fato, muitos são os trabalhos que o ser humano deve executar no campo, ainda que a opção seja intervir o mínimo necessário. Poucos são os meses de folga.

Portanto, quando vamos beber um vinho, seja de forma técnica ou descompromissada, devemos pensar nas inúmeras mãos (e famílias) que estavam envolvidas na produção daquele exemplar que depois de muito trabalho, finalmente, está na taça.

Dicas de vinhos vindos de vinhedos especiais:

Garzón Reserva Albariño (World Wine)

Pizzato Concentus (Vinícola Pizzato)

Casa Ferreirinha – Vinha Grande tinto (Zahil)

Cursos de vinhos:

Para você que admira o vinho, a viticultura, as formas de produção, bem como, os momentos de degustação, não pode deixar de conferir a ampla gama de cursos que temos disponíveis. Veja aqui!



+
26 de dezembro de 2020

Vino de Pago

Os produtores espanhóis estão empenhados em valorizar o potencial dos vinhedos nas últimas décadas, talvez inspirados em outras regiões do mundo como Borgonha, Piemonte e Alemanha, por exemplo. Um dos resultados desse afinco é o sistema conhecido como Vino de Pago que está preconizado na legislação desde 2003. O termo em si não é auto […]

continuar lendo
+
27 de dezembro de 2020

Chenin Blanc

Quando o assunto é vinho branco em estilo seco, a Chenin Blanc tem tido crescente destaque. Justamente por sua personalidade forte e por ter uma acidez elevada, ela se apresenta como alternativa a outras uvas célebres na elaboração de vinhos incríveis. A sua versatilidade é marcante: ela consegue manter uma vivacidade mesmo em lugares mais […]

continuar lendo
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades

Eno Cultura - Todos os direitos reservados © 2018