Viticultura

O que é a filoxera?

Publicado em 23 de maio de 2023
Atualizado em 23 de maio de 2023
Tempo de Leitura 2 mins. de leitura
Thumbnail do artigo O que é a filoxera?

A filoxera (Phylloxera vastatrix) quase acabou com os vinhedos do mundo!

Originada nos Estados Unidos, acredita-se que a praga chegou à Europa no início da década de 1860 (nesse período era comum a exportação de plantas) e aterrorizou produtores de vinhos, destruindo cerca de 2/3 dos vinhedos europeus. Depois de séculos, a filoxera ainda é considerada a principal praga das videiras. 

COMO SURGIU?

A pra é nativa do Vale do Mississipi, nos Estados Unidos. Viajou pelo Oceano Atlântico até a Europa, onde foi identificada no início da década de 1860 – ou até um pouco antes. 

PERIGO

Alimenta-se e põe ovos nas raízes das videiras, o que causa o prejuízos como danificar, enfraquecer e eventualmente matar a planta. 

GENÉTICA

A partir de uma pesquisa com a participação de mais de 70 especialistas de 8 países, foi possível descobrir o código genético da filoxera. É a maior família de genes identificada em um genoma até hoje, de acordo com a agência de pesquisa francesa INRAE.

SAIBA COMO PREVENIR

O uso de porta-enxertos de americanas (videiras americanas evoluíram e se adaptaram para conviver com a praga), assim como o controle químico ajudam a prevenir a phylloxera. 

ALEMANHA E SUÍÇA 

Enquanto a maioria dos países encontrava dificuldades em conter o avanço da filoxera, as duas nações tiveram sucesso. 

Na Suíça, assim que a filoxera foi descoberta, as vinhas e a terra ao redor foram tratadas com CS2 (dissulfeto de carbono) para matar as raízes. A Alemanha também realizou tratamento com CS2, além da imersão em petróleo, fogueira de videira, uma segunda aplicação com CS2 e o uso de um cordão militar para proteger o local durante a descontaminação. 

CHILE

O Chile é considerado o único grande país produtor de vinho que conseguiu evitar uma infestação generalizada. Acredita-se que a filoxera tenha muita dificuldade em se desenvolver em solo arenoso. OBS: existem áreas em outros países que também não sofreram com a praga.  

Gostou desse conteúdo? Nos acompanhe também pelo Instagram

A filoxera é um tema abordado no curso avançado de vinhos – WSET Nível 3. Estamos com turmas presenciais e híbridas abertas, saiba mais falando com a nossa consultora, é só clicar aqui!

Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Viticultura

Viticultura: cruzamentos, híbridos, mutações e clones

30 de maio de 2022

Entenda e saiba diferenciar cruzamentos, híbridos, mutações e clones. Conceitos muito usados na viticultura ao redor do mundo!

2 mins. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Viticultura

Cuidados na Videira: Enxertia

24 de janeiro de 2020

Nenhuma descrição disponível para o artigo, leia o artigo completo para saber mais.

2 mins. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.