A resposta é sim, a música influencia na percepção de um vinho!
Veja alguns dados interessantes de um estudo feito por uma equipe de psicólogos da Heriot-Watt University!
Foram recrutados 250 adultos no campus universitário e cada um deles recebeu uma taça de 125 ml de vinho – Cabernet Sauvignon ou Chardonnay. O objetivo era avaliar a percepção que cada um teve do(s) vinho (s) que recebeu, de acordo com o ambiente onde foi degustado.
Então, essas pessoas foram direcionadas para 5 salas onde foram realizadas as degustações. Era necessário que todo o vinho fosse bebido em, aproximadamente, 5 minutos e, adicionalmente, as pessoas não podiam conversar entre elas.
Entretanto, 25 pessoas receberam os 2 vinhos e provaram-os nas 5 salas.
Das 5 salas, 4 delas tocavam um tipo de música o tempo todo e na outra nenhuma música era tocada. Músicas mais leves, suaves ou mais pesadas foram comparadas nas percepções da degustação do grupo de pessoas.
Como resultado, o tipo de música influencia na forma como a pessoa percebe um vinho, isso quer dizer que um mesmo vinho pode ter sabores diferentes dependendo do tipo de música que está tocando no momento.
Na sala com fundo musical mais pesado, o vinho era, portanto, percebido como mais pesado (e poderoso), quando comparado com a sala sem música.
A música mudou a percepção do vinho na direção do estilo da música em uma média de 37,25%. O vinho tinto sofreu mais impacto que o branco: 42,25% contra 32,25%.
Vinho branco
Vinho tinto
Local onde foi realizado o estudo e comprovado que a música influencia na percepção de um vinho: Universidade Heriot-Watt
A Eno Cultura atua no mercado de vinhos há quase 10 anos. Temos uma ampla gama de cursos sobre diversos temas, on-line, presencial e com certificações internacionais. Então, conheça todos aqui!
Os produtores espanhóis estão empenhados em valorizar o potencial dos vinhedos nas últimas décadas, talvez inspirados em outras regiões do mundo como Borgonha, Piemonte e Alemanha, por exemplo. Um dos resultados desse afinco é o sistema conhecido como Vino de Pago que está preconizado na legislação desde 2003. O termo em si não é auto […]
continuar lendoÀ primeira vista, quando pensamos em vinhos clássicos do mundo, a França talvez é o primeiro país que vem à mente: Bordeaux! Borgonha! Porém, a Itália carrega alguns dos maiores clássicos que, inclusive, conseguimos fazer uma brincadeira com as primeiras letras do alfabeto: Amarone, Barolo e Chianti. O ABC da Itália, uvas italianas e estilos de vinhos Amarone […]
continuar lendoEno Cultura - Todos os direitos reservados © 2018