Degustação

Será que a música influencia na percepção de um vinho?

Publicado em 02 de maio de 2022
Atualizado em 04 de abril de 2023
Tempo de Leitura 2 mins. de leitura
Thumbnail do artigo Será que a música influencia na percepção de um vinho?

A resposta é sim, a música influencia na percepção de um vinho!

Veja alguns dados interessantes de um estudo feito por uma equipe de psicólogos da Heriot-Watt University!

Entenda o estudo sobre influências na percepção de um vinho

Foram recrutados 250 adultos no campus universitário e cada um deles recebeu uma taça de 125 ml de vinho – Cabernet Sauvignon ou Chardonnay. O objetivo era avaliar a percepção que cada um teve do(s) vinho (s) que recebeu, de acordo com o ambiente onde foi degustado.

Então, essas pessoas foram direcionadas para 5 salas onde foram realizadas as degustações. Era necessário que todo o vinho fosse bebido em, aproximadamente, 5 minutos e, adicionalmente, as pessoas não podiam conversar entre elas.

Entretanto, 25 pessoas receberam os 2 vinhos e provaram-os nas 5 salas.

Onde entra a música?

Das 5 salas, 4 delas tocavam um tipo de música o tempo todo e na outra nenhuma música era tocada. Músicas mais leves, suaves ou mais pesadas foram comparadas nas percepções da degustação do grupo de pessoas.

Conclusão: afinal, a música interferiu na percepção dos vinhos?

Como resultado, o tipo de música influencia na forma como a pessoa percebe um vinho, isso quer dizer que um mesmo vinho pode ter sabores diferentes dependendo do tipo de música que está tocando no momento.

Na sala com fundo musical mais pesado, o vinho era, portanto, percebido como mais pesado (e poderoso), quando comparado com a sala sem música.

Matemática

A música mudou a percepção do vinho na direção do estilo da música em uma média de 37,25%. O vinho tinto sofreu mais impacto que o branco: 42,25% contra 32,25%.

Vinho branco

  • Vinho branco categorizado como forte e pesado foi 32% mais alto na sala com música forte e pesada;
  • Já a percepção do vinho picante e refrescante foi 40% maior no ambiente com música agitada;
  • Classificado como sutil e refinado foi 31% maior na música sutil e refinada;
  • Por último, na sala com música suave fez aumentar 26% a percepção do vinho ser mais suave.

Vinho tinto

  • Vinho tinto categorizado como forte e pesado foi 60% mais alto na sala com música forte e pesada;
  • Já a percepção do vinho picante e refrescante foi 43% maior no ambiente com música agitada;
  • Classificado como sutil e refinado foi 41% maior na música sutil e refinada;
  • Por último, na sala com música suave fez aumentar 25% a percepção do vinho ser mais suave.

Local onde foi realizado o estudo e comprovado que a música influencia na percepção de um vinho: Universidade Heriot-Watt

A Eno Cultura atua no mercado de vinhos há quase 10 anos. Temos uma ampla gama de cursos sobre diversos temas, on-line, presencial e com certificações internacionais. Então, conheça todos aqui!

 



Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Degustação

De onde vem o aroma de cravo sentido em alguns vinhos?

09 de abril de 2021

Sabe aquele aroma de cravo-da-índia sentido em alguns vinhos? Quer saber da onde ele vem? Então clique aqui para saber tudo sobre!

2 mins. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Degustação

Masterclass com 5 espumantes de Franciacorta comandada por Loris Biatta

27 de setembro de 2023

Em parceria com a importadora Sicilianess receberemos Loris Biatta, proprietário da Le Marchesine, que conduzirá uma aula sobre Franciacorta e os diferentes estilos que vinificam por lá.

< 1 min. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.