Degustação

Travel Shock

Publicado em 23 de outubro de 2019
Atualizado em 01 de abril de 2023
Tempo de Leitura 2 mins. de leitura
Thumbnail do artigo Travel Shock

Jonas Tofterup é um dos mais recentes Master of Wine que tivemos a honra de receber no Brasil, no início de 2019, para dois momentos importantes. Primeiramente, foi realizada uma degustação investigativa com cunho educacional nos moldes das provas realizadas pelos candidatos ao título de Master of Wine, com o objetivo único de expandir os horizontes e sentidos dos nossos professores. No segundo, exploramos os atributos que definem vinhos de qualidade Premium ou “Fine Wine” em uma degustação guiada, aberta ao público e profissionais da indústria nacional.

No estágio final do processo de formação de MW é feito um Research Paper, cujo tema escolhido por Jonas foi Travel Shock, que é uma expressão em inglês que na tradução significa “choque de viagem”. Há muitas discussões sobre as mudanças organolépticas de vinhos que saem da vinícola, percorrem um certo trajeto e chegam ao seu destino.

Após a escolha e aprovação do tema, Jonas organizou a estratégia do assunto para garantir embasamento e gerar conclusões plausíveis.

Estratégia:

  • Vinho escolhido: Viña Mayor Reserva 2012 – Ribera del Duero – Espanha;
  • Grupo de vinhos 1: Transportado de avião para a Escandinávia – aproximadamente 630 Km – distância de Ribera del Duero – e retornou à vinícola 2 meses antes da análise ser realizada;
  • Grupo de vinhos 2: Transportado de avião para a Escandinávia e retornou à vinícola 2 dias antes da análise ser realizada;
  • Grupo de vinhos 3: Transportado em caminhão durante 8 horas e retornou à vinícola;
  • Grupo de vinhos 4: Vinhos que nunca saíram de sua origem – vinícola – e que estavam bem armazenado.
  • Todos os grupos possuíam um registrador de dados portátil que monitorava possíveis choques, temperatura e pressão atmosférica;
  • Submissão de todos os grupos a testes químicos.

 

Adicionalmente, Jonas escolheu uma época mais fresca do ano como o outono para a realização do experimento, uma vez que já foi comprovado que há alterações nos vinhos que são expostos ao calor.

Além dos testes químicos, Jonas convocou uma comitiva para realizar uma série de degustações. Foram 12 Masters of Wine, estudantes do curso de MW e diplomados WSET. O painel de degustadores provava sempre 3 vinhos: sendo 2 idênticos (submetidos às mesmas condições) e um submetido à uma condição diferente.

O painel de degustadores concluiu que não houve diferença significativa entre os vinhos que viajaram e os que permaneceram na vinícola. Também chegaram à conclusão que não houve impacto negativo nessas garrafas que viajaram (seja de avião ou caminhão). De fato, não houve choque de viagem.

O que mais impactou foi relacionado à quantidade de SO2 livre. Os vinhos que viajaram de avião exibiram SO2 livre mais baixo do que os vinhos que não saíram da vinícola e também abaixo dos que foram transportados via rodoviária. Quanto menos SO2 livre, mais acelerado é o processo de oxidação do vinho. É importante frisar que essa diferença não foi sentida sensorialmente pelos degustadores. Mas, qual é o limite de Km percorridos para não haver diferença perceptível? Essa resposta ainda não temos.

Outra mudança percebida foi o escurecimento dos líquidos que também viajaram de avião por apresentaram uma maior absorvância a 420nm, concluído após análise via espectometria. Então, possivelmente, uma pequena concentração de oxigênio foi absorvida pelo vedante (cortiça) nesses vinhos que viajaram de avião.

Esse experimento foi realizado com apenas um vinho, sendo assim experimentos com outros exemplares e outros trajetos são necessários – por exemplo, os trajetos de navios com vinhos que chegam ao Brasil – para podermos comprovar de fato que o choque de viagem (Travel Shock) é apenas uma lenda.

Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Degustação

Happy Hour com produtores Marco De Martino e Matías Riccitelli

07 de junho de 2023

Nenhuma descrição disponível para o artigo, leia o artigo completo para saber mais.

< 1 min. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Degustação

Taninos nos vinhos

27 de dezembro de 2020

Nenhuma descrição disponível para o artigo, leia o artigo completo para saber mais.

3 mins. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.