Blog

Fique por dentro das novidades que acontecem no
mundo dos vinhos e destilados!

Viticultura de Precisão
24 de setembro de 2019

Viticultura de Precisão

Conteúdo Técnico

O gerenciamento da vinha com o uso de tecnologias é um assunto relativamente novo, cujo nome é viticultura de precisão. Os maiores objetivos são: maximizar a eficácia da produção das uvas e a qualidade delas, em contrapartida, minimizar os impactos ambientais, os riscos para os viticultores e os custos envolvidos. O desenvolvimento iniciou nos anos 90 e cresceu muito nas últimas décadas.

Sistemas de Posicionamento Global (GPS), sensores meteorológicos e ambientais, monitoramento remoto via satélite e aéreo, drones e Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são algumas ferramentas usadas na viticultura de precisão. O uso dessas tecnologias possibilita controlar a fertilidade do solo, doenças, níveis de água, ervas daninhas, momento da colheita e muitos outros fatores. A redução de fertilizantes, pesticidas e o aumento do rendimento associado à qualidade necessitam do avanço da viticultura de precisão. Pesquisas recentes mostraram que um novo drone de alta tecnologia foi desenvolvido e está sendo testado na Austrália, em vinhedos de Hunter Valley, Hilltops e Orange. A finalidade é afastar aves que comem as uvas. Esse interessante drone imita o comportamento de pássaros ao simular pedido de socorro falso enquanto sobrevoa as vinhas. Para chamar a atenção das outras aves, um corvo falso foi colocado na parte inferior do drone. Assim, os outros pássaros ficam temerosos ao perceberem que podem ser as próximas vítimas e saem do ambiente. A vinícola Tyrrell`s afirmou que, neste ano, houve uma redução de 15% do ataque nas vinhas devido ao uso do drone.

Viticultura de Precisão 300x226 - Viticultura de Precisão

Fonte: https://www.adelaidenow.com.au

 

Outro exemplo de utilização no campo da viticultura de precisão é o realizado pela Ramón Bilbao, em Rioja, na Espanha, que também já utiliza a tecnologia a seu favor, com o sobrevoo de drones com câmeras instaladas. Essas câmeras capturam imagens em tempo real, garante o conhecimento profundo das videiras, o momento exato para iniciar a colheita, a sanidade das frutas, a capacidade fotossintética da vinha e identifica estresse hídrico, por exemplo. Os conhecimentos aprofundados no campo favorecem – e muito – o lado enológico. Ainda na Bilbao as distinções de áreas vitícolas empolgam os produtores a colherem por parcelas e realizarem microvinificações para a produção de vinhos singulares. Muitas novidades devem vir por aí, ficaremos de olho.

+
3 de junho de 2019

Como Degustar um Vinho

Como degustar um vinho com precisão em uma análise sensorial completa, desde a análise de cor até a identificação das características no paladar. Olhar: Como degustar um vinho pela intensidade de cor Visualize o vinho sob luz natural contra um fundo branco, como um guardanapo ou folha de papel. Girar: Gire a taça, porque assim […]

continuar lendo
+
3 de julho de 2019

Uvas de Clima Frio: Pinot Noir

A Pinot Noir nos remete a alguns atributos como alta acidez, baixo nível de taninos e vinhos de corpo leve a médio. Os seus aromas primários são predominantemente de frutas vermelhas; os secundários, sobretudo resultantes do contato com a madeira, geralmente estão associados a especiarias como gengibre, canela e pimenta branca; e, quando os vinhos […]

continuar lendo
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades

Eno Cultura - Todos os direitos reservados © 2018