Produtor

Waterkloof

Publicado em 20 de outubro de 2022
Atualizado em 01 de abril de 2023
Tempo de Leitura 2 mins. de leitura
Thumbnail do artigo Waterkloof

A princípio, para a criação da vinícola Waterkloof Cellar e cultivo de vinhas, Paul Boutinot começou sua busca pelo local perfeito em 1993. O sonho de Paul era ousado: queria achar um local, acima de tudo, com identidade forte, que expressasse sua origem na taça, como ocorre em Côte d’Or, Chablis, Barolo, entre outros. No total, foram 10 anos para tornar o sonho realidade!

Em busca do local perfeito

O local perfeito é Schapenberg, na África do Sul, com uma vista incrível de False Bay. O ponto mais elevado possui 300 m de altitude e está a apenas 4 km da costa de False Bay, o que confere aos vinhos um frescor incrível. É, de fato, a área mais fresca de Stellenbosch.

Logo ele já percebeu o potencial local e definiu que era ali onde começaria o projeto dos seus vinhos. A propriedade Waterkloof já existia e as uvas eram cultivadas desde o início da década de 70. Contudo, a primeira safra que foi engarrafada com o nome Waterkloof foi a de 2005 (um ano após Boutinot assumir as rédeas do negócio).

O avanço de Waterkloof 

Após se associar a pessoas com conhecimento na área e já tendo a bagagem da sabedoria do que viveu no Velho Mundo e as pesquisas de solo realizadas, foram definidas as castas, os porta-enxertos, bem como, os sistemas de condução a serem utilizados. Passaram pelo grande desafio de replantio que, hoje, totaliza 53 hectares plantados (o que representa cerca de 50% do tamanho da propriedade).

Os outros 50% não serão destinados a novas vinhas e, sim, é uma área de preservação da vegetação, fauna e flora locais. Por empreender com essa visão diferenciada, a propriedade recebeu o prêmio de campeã pelo World Biodiversity & Wine Initiative do Wildlife Fund. Em 2008, iniciaram a conversão de Waterkloof em uma propriedade orgânica, com agricultura biológica integrada. 

O ano de 2009 foi marcante devido à construção da adega gravitacional ultramoderna, da sala de degustação, assim como, do restaurante. Além de alcançar voos mais altos ao exportar seus vinhos para o mundo!

O trabalho na enologia

Atualmente, a enóloga Nadia Barnard usufrui de uvas orgânicas. Essas frutas se desenvolvem em solos vivos, sob a filosofia biodinâmica, com rendimentos baixos e que passam por longa estação de crescimento. Os vinhos seguem o sonho de Paul: com senso de origem muito bem definidos, com o mínimo de intervenção, elaborados em um ambiente que busca ser, incessantemente, altamente sustentável.

Estude sobre os vinhos da África do Sul

Nosso curso on-line sobre os vinhos da África do Sul traz uma visão detalhada de números gerais, dados históricos, clima, solo, uvas e, também, estilos de vinhos. Além de uma profunda viagem pelas regiões produtoras, pelos termos de rotulagem e por projetos que ajudam a África do Sul a se consagrar frente ao mundo, como um grande produtor de vinho de qualidade. É o curso sobre o país mais completo do mercado. Veja aqui!

Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Produtor

Dominique Lafon

11 de novembro de 2022

Um dos grandes nomes da Borgonha: Dominique Lafon! Quem ama vinhos borgonheses possivelmente já ouviu falar dessa figura icônica. Leia o conteúdo completo.

2 mins. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Produtor

María José López de Heredia

10 de janeiro de 2023

María José L. de Heredia faz parte da 4ª geração da R. López de Heredia, uma das mais famosas vinícolas de Rioja, que elabora o famoso Tondonia. Leia!

2 mins. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.