Curso de vinho

Como conservar o vinho após aberto?

Publicado em 18 de maio de 2023
Atualizado em 18 de maio de 2023
Tempo de Leitura 2 mins. de leitura
Thumbnail do artigo Como conservar o vinho após aberto?

Você já se perguntou como conservar o vinho após aberto?

Após aberta a garrafa, uma grande quantidade de oxigênio entra em contato com o vinho, podendo degradá-lo facilmente se não tomarmos algumas medidas de precaução. Tapar o vinho com a rolha e guardá-lo na geladeira pode ajudar a conservar o vinho por mais tempo.

Quando precisamos conservar o vinho em boas condições por um período ainda mais longo, existem alguns sistemas simples – e também mais complexas – que mantêm o líquido isolado do ar, permitindo assim prolongar a sua vida.

Existem outras técnicas caseiras, como colocar o restante do vinho em uma garrafa pet pequena e tirar todo o ar ali presente.

Confira abaixo mais dicas:

Guarde as garrafas de vinho abertas na posição vertical

  • Para reduzir a área de superfície exposta ao oxigênio.

Longe da luz

  • Proteja os vinhos tanto da luz do sol, quanto de lâmpadas com potência alta.

Mantenha seu vinho na geladeira

  • Temperaturas mais baixas retardam os processos químicos, incluindo a oxidação. Uma garrafa fechada de vinho tinto ou branco na geladeira pode permanecer relativamente fresca por até cinco dias.

Sistemas de preservação de vinhos

  • Vácuo: esses sistemas baseiam-se em uma bomba que retira o ar do interior da garrafa.
  • Gás: esses sistemas injetam um gás na garrafa que expulsa o ar da garrafa. O gás que se injeta não afeta o vinho.

Para espumante

  • A tampa de espumante é ideal para manter o seu vinho espumante fresco, podendo manter suas bolhas por até cinco dias.
  • Os vinhos espumantes do método tradicional, como Champagne e Cava, duram mais após abertos do que os vinhos do método do tanque, como o Prosecco.

Gostou desse conteúdo?

Que tal continuar aprendendo com os cursos da Eno Cultura?

Nos cursos on-line você encontra diversos temas, regiões e cepas! Aproveite!

Nos acompanhe também pelo  Instagram, temos conteúdos novos diariamente.

Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Curso de vinho

CAVA: da Espanha para o mundo!

12 de julho de 2023

Cava: da Espanha para o mundo! Aprenda sobre o espumante e confira as turmas abertas do curso de vinhos WSET Nível 2 da Eno Cultura.

2 mins. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Curso de vinho

Appassimento

16 de agosto de 2023

Conheça a técnica de APPASSIMENTO e os estilos de vinhos produzidos com essa técnica. Aprenda sobre vinhos com a Eno Cultura.

2 mins. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.