Degustação

De onde vem o aroma de cravo sentido em alguns vinhos?

Publicado em 09 de abril de 2021
Atualizado em 01 de abril de 2023
Tempo de Leitura 2 mins. de leitura
Thumbnail do artigo De onde vem o aroma de cravo sentido em alguns vinhos?

O fenol que vamos falar hoje é o Eugenol, que é talvez o principal fenol volátil associado à madeira, cujo aroma característico é o de cravo-da-índia, presente em alguns vinhos. Existe um outro chamado isoeugenol que possui um aroma similar, associado à noz-moscada. Ele está presente, principalmente, no carvalho, que dá origem à barrica onde o vinho é armazenado para envelhecimento. 

Produção da barrica e o eugenol

Para o carvalho originar uma barrica, uma série de ações são executadas, como a secagem da madeira e o curtimento, normalmente ao ar livre, que pode levar de 2 a 3 anos dependendo da espessura das aduelas que formarão a barrica.

Assim, as alterações que ocorrem nesses pedaços de madeira são muitas e uma delas é o aumento da concentração de eugenol quando a madeira está exposta ao ar. Com isso, a liberação do composto no vinho também aumenta com o nível de tosta que é feita na madeira.

Quantidade de Eugenol no vinho

A presença dos fenóis no vinho, como o eugenol, e também a quantidade encontrada nos vinhos dependem de 3 fatores principais:

  • Quantidade na uva 
  • Técnicas de vinificação (como comentamos sobre as barricas anteriormente)
  • Condições de conservação dos vinhos

A conservação é também importante, uma vez que as reações químicas ocorrem a todo momento, reações enzimáticas, de polimerização, copigmentação e outras que culminam em mudanças nos compostos químicos ao longo da vida de um vinho.

Quimicamente o eugenol é um fenilpropanóide, que é uma classe de compostos orgânicos que são produzidos em microrganismos e também nos vegetais, a partir do aminoácido fenilalanina. No reino vegetal a principal função é servir como precursor de uma série de polímeros naturais que fornecem proteção contra a luz ultravioleta, contra patógenos e também efeito aromático.

Eugenol 300x143 - De onde vem o aroma de cravo sentido em alguns vinhos?

Fórmula estrutural do eugenol

A presença de eugenol também pode representar defeito no vinho?

Existe um defeito no vinho chamado Smoke Taint que está relacionado com uvas que amadurecem em regiões que sofrem com incêndios. As uvas expostas à fumaça podem desenvolver aromas que remetem às cinzas de queimada, cinzeiro, fumaça, borracha queimada. Adicionalmente, sabores amargos e desagradáveis são comuns em vinhos elaborados com uvas submetidas à fumaça. Alguns compostos químicos estão envolvidos na geração desses aromas, como guaiacol, 4-metilguaiacol, 4-etilguaiacol, 4-etilfenol, eugenol, furfural, dentre outros. O resíduo da fumaça contém altas concentrações de fenóis voláteis, como guaiacol e eugenol, que podem se acumular na casca da uva. Eles são liberados nos vinhos durante a fermentação. Embora o odor de fumaça seja um risco, é difícil prever, e os compostos que o causam só se tornam problemáticos em níveis elevados.

Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Degustação

O que é a tal da pirazina no vinho?

20 de abril de 2022

A pirazina refere-se a um grupo de moléculas químicas conhecidas como metoxipirazinas, que estão presentes em algumas uvas e originam aromas herbáceos.

2 mins. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Degustação

Evolução x Petróleo

27 de janeiro de 2021

Nenhuma descrição disponível para o artigo, leia o artigo completo para saber mais.

2 mins. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.