Degustação

O que é a tal da pirazina no vinho?

Publicado em 20 de abril de 2022
Atualizado em 01 de abril de 2023
Tempo de Leitura 2 mins. de leitura
Thumbnail do artigo O que é a tal da pirazina no vinho?

A pirazina, na verdade, refere-se a um grupo de moléculas químicas conhecidas como metoxipirazinas, que estão presentes em algumas uvas. As três mais comuns são: 

  • Isobutil-metoxipirazina (IBMP) é considerado o composto mais importante e está tipicamente presente em vinhos em concentrações de 5-30 ng/L.
  • Isopropil-metoxipirazina (IPMP) e sec-butil-metoxipirazina (SBMP) também estão presentes, mas normalmente em níveis abaixo do IBMP e dos limites de sensibilidade analítica. 

Para se ter uma ideia, todos esses compostos são considerados muito potentes e possuem limiares sensoriais em água de 1-2 ng/L. Isso quer dizer que somos muito sensíveis à presença dessas moléculas químicas, mesmo em baixas concentrações já conseguimos identificá-las.

Aromas associados à pirazina

Pimentão verde, aspargos, ervilhas, pimenta verde, folhas, bem como, ervas são as principais notas aromáticas.

Em níveis muito baixos e controlados, entretanto, essas moléculas químicas podem contribuir com o vinho e participar da complexidade dele. Por outro lado, em níveis altos podem dominar outros aromas do vinho, como as frutas, as notas florais, as notas do amadurecimento e, dessa forma, irá se configurar como um defeito.

Exemplos de uvas

Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Sauvignon Blanc, Pinot Noir, Syrah, Tempranillo, Grenache, Pinotage e outras…

Fatores que influenciam no aparecimento desses aromas

Exposição à luz, vigor da videira, rendimento, temperatura de amadurecimento, casta e amadurecimento da uva, disponibilidade de água e nitrogênio são alguns dos fatores que podem ajudar no aparecimento dos aromas, digamos, “verdes”.

Controlar a exposição solar, deixar a luz chegar às uvas é crucial para que essas moléculas sejam quebradas e percam sua função de entregar aromas herbáceos, por exemplo. Rendimentos muito altos, falta de podas adequadas, regiões frias para uvas que precisam de calor e a disponibilidade de água e nitrogênio no solo são questões que devem ser avaliadas com frequência para evitar safras desastrosas.

Quer aprender a degustar vinho?

A Eno Cultura é referência no aprendizado sobre vinho no Brasil. Temos ampla diversidade de cursos e turmas de degustação para você se tornar um expert.

Veja alguns cursos aqui!

Turmas só de degustação aqui!

Já conhece o nosso Instagram? Acompanhe nossos conteúdos e agenda de cursos. Entrar no Instagram!

Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Degustação

Oxigênio e Vinho

20 de janeiro de 2023

Nenhuma descrição disponível para o artigo, leia o artigo completo para saber mais.

2 mins. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Degustação

O que é a tal da pirazina no vinho?

20 de abril de 2022

A pirazina refere-se a um grupo de moléculas químicas conhecidas como metoxipirazinas, que estão presentes em algumas uvas e originam aromas herbáceos.

2 mins. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.