Produtor

Domaine Dujac

Publicado em 30 de dezembro de 2022
Atualizado em 01 de abril de 2023
Tempo de Leitura 2 mins. de leitura
Thumbnail do artigo Domaine Dujac

O início da história do Domaine Dujac foi em 1968 pelas mãos de Jacques Seysses. A paixão pelo vinho foi transmitida de pai para filho e na sua juventude, Jacques conheceu viticultores consagrados na agradável companhia de seu pai.

Contudo, até os 25 anos o ganha-pão de Seysses era fruto do trabalho na empresa de biscoitos da família, quando ele decidiu mudar o rumo. 

Antes ainda da década de 70, Jacques foi atrás de seu ideal, aproveitou as oportunidades da vida e aprendeu sobre vinificação com Gérard Potel, em Volnay.

O ano de 1968 foi um marco em sua vida, porque foi quando ele comprou o Domaine Graillet em Morey-Saint-Denis (Borgonha), que logo foi batizado de Domaine Dujac.

Os lados pessoal e profissional se juntaram, quando Jacques casou-se com Rosalind em 1973, que logo assumiu muitas responsabilidades na vinícola e tornou-se peça-chave nos negócios.

Nova Geração Domaine Dujac

O ambiente familiar se mantém ainda hoje com os filhos de Jacques e Rosalind envolvidos nos trabalhos da vinícola. Jeremy, o filho, juntou-se à equipe em 1998 e sua esposa, em 2001, bem como, seu cunhado, em 2003.

A agricultura biológica é o grande foco da família. Por meio de técnicas responsáveis e outros trabalhos, a certificação foi, finalmente, alcançada em 2011. Eles assumem que possuem a responsabilidade de realizar uma gestão cuidadosa, com olhares atentos.

Outro fator importante é a consistência ano após ano. Para isso, a família conta com uma equipe técnica de alto potencial na viticultura, que consegue uvas de alta qualidade mesmo em anos com condições climáticas mais desafiadoras.

Herbicidas são evitados e, acima de tudo, técnicas orgânicas são utilizadas para promover a atividade microbiana e manutenção do equilíbrio dos nutrientes do solo.

Filosofia na vinificação

Reflexões e experimentos fazem parte do dia a dia da equipe que trabalha dentro da vinícola, na elaboração dos vinhos.

O objetivo principal é trabalhar bem nas vinhas e que, sobretudo, a personalidade do enólogo seja a mais discreta possível, a fim de que as uvas expressem bem suas características de origem.

Quando as uvas chegam na vinícola, pouco ou nenhum desengace é realizado (depende muito de como foi a safra). São utilizadas apenas leveduras indígenas que fermentam cerca de 2 semanas. Após essa etapa, o vinho é levemente prensado e por gravidade são direcionados para as barricas de carvalho, onde estagiam de 14 a 18 meses.

Expansão

No início da caminhada vitivinícola, havia apenas 5 hectares. Expansões foram ocorrendo e ultrapassaram, inclusive, a área histórica de Morey-Saint-Denis. Atualmente, há produção de uvas tanto na Côte de Nuits, bem como, na Côte de Beaune, em 17,5 hectares.

Simplificamos a Borgonha!

A Borgonha é surpreendente desde o cenário até a concentração de alta gama de produtores. É, sem dúvidas, um tema complexo que precisa ser estudado com calma e dedicação. Contudo, simplificamos bastante e montamos 2 cursos on-line que explicam cada detalhe desta região incrível. 

Veja abaixo:

Borgonha parte 1

Borgonha parte 2





Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Produtor

Angelo Gaja

11 de outubro de 2022

Quando se fala em Gaja, principalmente Angelo Gaja, é o mesmo que falar em ousadia e correr riscos. Leia como Angelo revolucionou o Piemonte, na Itália.

2 mins. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Produtor

Dia do Enólogo!

24 de outubro de 2023

Desafiamos 3 enólogos de vinícolas brasileiras a responderem a pergunta: qual foi o vinho que você produziu que marcou sua carreira? 

< 1 min. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.