Blog

Fique por dentro das novidades que acontecem no
mundo dos vinhos e destilados!

Eben Sadie: revolução sul-africana na enologia
15 de junho de 2022

Eben Sadie: revolução sul-africana na enologia

Sem categoria

A experiência de Eben Sadie é impressionante! Após se formar no Elsenburg College, em 1994, o premiado enólogo sul-africano coleciona safras mundiais em seu currículo.

Alemanha, Áustria, Itália, França e Estados Unidos são alguns pontos do globo onde Sadie passou um tempo para ganhar experiência e voltar às origens sul-africanas.

No final da década de 90, mais precisamente 1998, tornou-se enólogo-chefe da Spice Route, de Charles Back, momentos antes de tornar-se conhecido como um enólogo de destaque da África do Sul.

Eben Sadie: Projetos pessoais

Contudo, algo lhe dizia que havia chegado o momento de concretizar seus os projetos pessoais. Sendo assim, em 2000, retornou à sua casa em Swartland e foi aventurar-se na incrível arte dos blends, sua grande paixão. Daí nasceram as primeiras obras: Columella e Palladius, que fizeram Sadie se tornar conhecido e um verdadeiro fenômeno mundial.

Columella é um tinto com predominância de Syrah e são adicionadas as castas: Mourvèdre, Grenache, Carignan e Cinsault. É um blend de vinhas velhas de oito vinhedos de Swartland, que estagia 24 meses em carvalho. Por outro lado, o Palladius é um belíssimo corte de 11 castas colhidas em 17 vinhedos distintos, tendo a Chenin Blanc de vinhas velhas (bush vines) como protagonista. 

Eben Sadie e as Vinhas Velhas

Outra paixão avassaladora do enólogo são as vinhas velhas. Por isso, em 2015 iniciou o projeto Old Vine Series, que é uma coletânea de 8 vinhos diferentes elaborados com uvas das vinhas mais antigas da África do Sul que, posteriormente, tornaram-se alguns dos vinhos mais desejados e procurados no país.

Adicionalmente, esse é um dos projetos do coração de Sadie, no qual trabalhou muito próximo a Rosa Kruger, o grande nome da revitalização e valorização das vinhas velhas em todo o Cabo.

Todo esse trabalho glorioso fez com que Swartland entrasse no mapa mundial de destaques vitivinícolas, bem como, ajudou a África do Sul a comprovar o potencial de elaborar vinhos de alta qualidade.

Enólogo premiado

Em 2017, ganhou o cobiçado prêmio Winemakers’ Winemaker Award, além de ter sido reconhecido pelo The Institute of Masters of Wine e The Drinks Business. O prêmio é anual e são eleitos os enólogos que realizaram grandes feitos na enologia. Palmas para Eben Sadie!

Veja mais sobre o projeto de Eben Sadie aqui!

Na Eno Cultura, criamos um curso completíssimo sobre os vinhos, regiões, uvas e produtores da África do Sul. Conheça!

+
Capinha blog 570x270 - Agenda de Evento: Junho
31 de maio de 2019

Agenda de Evento: Junho

1. Nome: World Wine Experience (Vários Estados) Data: 03/06 – 04/06 – 05/06 – 06/06 – 07/06 Local: SP – RJ – BSB – REC – BH Valor: a partir de R$100,00 Informações: https://www.worldwineexperience.com.br/ Descrição: Dos dias 3 a 7 de junho, acontece mais uma edição da World Wine Experience. Tanto para iniciantes quanto para […]

continuar lendo
+
7 de novembro de 2019

Curiosidades sobre Regiões: Mosel

De acordo com os dados mais recentes, 90,5% da área plantada de vinhedos no Mosel é composto por uvas brancas. São três castas alemãs principais, sendo distribuídas da seguinte forma: 61,5% da área é ocupada pela Riesling, 11,2% é representada pela Müller-Thurgau (conhecida também como Rivaner) e 5,6% pertence à Elbling – principalmente usada para […]

continuar lendo
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades

Eno Cultura - Todos os direitos reservados © 2018