Degustação

Leilões de vinhos

Publicado em 27 de fevereiro de 2023
Atualizado em 04 de abril de 2023
Tempo de Leitura 3 mins. de leitura
Thumbnail do artigo Leilões de vinhos

Pinturas, móveis, carros e até vinhos são leiloados. Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três são palavras que remetem a esses eventos emocionantes. 

São nos leilões de vinhos onde os exemplares mais raros e valiosos são encontrados, como Bordeaux, Borgonha, bem como de outras regiões icônicas. Esses leilões movimentam milhões de dólares.

Como funcionam os leilões de vinhos?

De forma geral, os leilões são classificados como:

  • Primeira mão: leilão ao vivo organizado, normalmente, por uma vinícola ou empresa da área. Esses leilões são realizados por vários motivos, sendo um deles a caridade.
  • Segunda mão: são realizados por casas de leilões profissionais, como por exemplo: Sotheby’s, Christie’s e Acker Merrall & Condit
  • Leilões on-line: seguem a mesma ideia dos leilões de segunda mão, mas sem o envolvimento das grandes casas. A plataforma on-line arremata uma parte do dinheiro de um vinho leiloado.

A maioria desses leilões é gratuito e aberto ao público, sem grandes formalidades que às vezes envolvem os eventos de vinhos. Os mais conhecidos ocorrem em grandes centros como, por exemplo, Nova York e Londres.

Lances em leilões de vinhos

Para quem quer se aventurar em um leilão de vinho e pensa em fazer uma aposta, existem alguns pontos importantes que devem ser conhecidos. 

Conhecer o catálogo de produtos é fundamental, pois é ali que constam as informações sobre os vinhos a serem leiloados. Dados como proveniência, safra, como foi armazenado, se foi muito movimentado e etc, devem ser conhecidos para ajudar a decidir em quais vinhos há maior interesse.

Em alguns desses eventos podem ocorrer degustações prévias para dar uma noção geral dos vinhos que participarão dos leilões. É uma bela oportunidade de experimentar alguns vinhos muito raros que talvez não tivesse outra chance. Contudo, como é de se esperar, as degustações não costumam ser gratuitas.

Hora de arrematar

Os lotes vão sendo colocados à venda. Esse lote pode ser apenas uma garrafa, várias garrafas ou mesmo uma caixa de vinho. Essas informações tornam-se familiares ao analisar o catálogo. 

É chegado o momento dos lances! 

Se o lote anunciado é o desejado, basta levantar a raquete que foi recebida (nesta raquete tem um número que identifica a pessoa que fará o lance e facilita a visão do leiloeiro). A raquete é colocada no chão apenas quando o item for arrematado por quem levantou ou se ultrapassou o limite que a pessoa pagaria.

Arrematado?

Pronto! O vinho foi arrematado por um valor específico. Porém, o valor que o vinho foi vendido não é o preço final e não garante que você saia com o exemplar embaixo do braço.

Como assim?

Existe um valor mínimo a ser vendido que foi previamente estipulado para cada lote, chamado valor de reserva, que não é revelado pelo leiloeiro, apesar de que, de forma geral, consta no catálogo. Isso quer dizer que se o lance for menor do que o valor de reserva, quem deu o lance fica sem o vinho e, obviamente, não paga pelo lance.

Outro fator importante para conhecer é que se deu tudo certo, o lance foi acima do valor de reserva, quem deu o lance precisa saber que o valor a ser pago não é aquele do lance.

Por que não?

Existem algumas taxas adicionais a serem incrementadas ao valor do lance como, por exemplo, impostos, frete, seguros e até uma taxa que varia entre 18 e 24%. Então, um vinho que foi arrematado por mil e quinhentos doláres, na realidade, vai sair por cerca de dois mil dólares. 

Criando estratégias em leilões de vinhos

Interessados em adquirir vinhos em leilões têm que criar boas estratégias para arrematar os vinhos desejados. Ao mesmo tempo, é necessário ter sangue frio para não se deixar ser levado pela emoção e dar lances exagerados e fora de controle. Para quem sabe os limites, os leilões podem ser uma bela diversão, além de uma ótima oportunidade de conquistar raridades.

O mais caro e o mais famoso

Uma garrafa Magnum de champanhe Avenue Foch 2017 projetada pela designer Mig foi arrematada por US $2,5 milhões em um leilão em julho de 2022 e se tornou o vinho mais caro de todos os tempos.

Hospices de Beaune, na Borgonha,  é o mais antigo e mais famoso leilão beneficente de vinhos do mundo. Começou em 1859 e ocorre em novembro de todo ano.

Simplificamos a Borgonha!

A Borgonha é surpreendente desde o cenário até a concentração de alta gama de produtores. É, sem dúvidas, um tema complexo que precisa ser estudado com calma e dedicação. Contudo, simplificamos bastante e montamos 2 cursos on-line que explicam cada detalhe desta região incrível.

Veja abaixo:

Borgonha parte 1

Borgonha parte 2

Combo: parte 1 + parte 2

Conhece o nosso Instagram? Postamos muito conteúdo, bem como todas as novidades da Eno Cultura.

Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Degustação

Degustação Vertical Pizzato

13 de setembro de 2023

Nenhuma descrição disponível para o artigo, leia o artigo completo para saber mais.

< 1 min. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Degustação

PIZZA & VINHO

10 de julho de 2023

Pizza e vinho: uma combinação perfeita! Confira indicações de vinhos e experimente harmonizar vinho branco, espumante e vinho tinto com o prato.

2 mins. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.