Curso de vinho

O que determina a cor do vinho?

Publicado em 27 de junho de 2023
Atualizado em 27 de junho de 2023
Tempo de Leitura 2 mins. de leitura
Thumbnail do artigo O que determina a cor do vinho?

Por trás das CORES das uvas!

Há muito mais na cor do vinho do que aparenta! Mas, cuidado, é preciso fazer uma análise completa de aromas e sabores antes de tirar qualquer conclusão.

A cor pode nos dizer muito sobre a uva, a região de origem e até mesmo a idade do vinho. Vinhos tintos mais jovens tendem a ter uma cor mais vibrante e intensa, enquanto os mais velhos tendem a ter uma cor mais atenuada e com tons mais amarronzados. 

A coloração também pode ser afetada pelo tipo de solo em que as uvas são cultivadas, por exemplo, em solo calcário a casca tende a ser mais grossa, acumulando mais antocianinas e dando mais cor aos vinhos.

A uva, o clima e a técnica de vinificação influenciam fortemente na cor dos vinhos.

Confira esse guia completo por trás das cores das uvas e se você gostou desse conteúdo não deixe de compartilhar com um amigo. 

ORIGEM

Existem vários pigmentos que dão cor, como: carotenoides, clorofila e betalaínas. Mas, são as antocianinas que dominam nas uvas. Até 20 tipos de antocianinas podem ser encontrados nas uvas viníferas.

CLIMAS QUENTES

Em climas ou anos quentes, as uvas amadurecem muito rapidamente e as cascas acabam ficando mais finas, o que dá menos cor aos vinhos.

TRABALHO NO VINHEDO

Proteger as uvas de queimaduras de sol é importante para preservar a cor. Você sabia que no local onde a uva é queimada de sol a cor dela não é possível de ser extraída?

TÉCNICAS

Vinho branco: prensagem antes da fermentação alcoólica*

Para o vinho branco, normalmente, as cascas são removidas imediatamente após o esmagamento. 

* Existem exceções

Vinho tinto: prensagem após a fermentação alcoólica

A casca é deixada em contato com o líquido para a extração da cor (maceração). A cor é solúvel no mosto em temperaturas mais baixas. A extração de cor atinge a sua maior concentração em cerca de cinco a oito dias de maceração.

VOCÊ SABIA? 

O enólogo pode influenciar a quantidade de cor e taninos extraídos das películas durante a maceração. 

O tempo e a temperatura desempenham um papel importante na determinação da cor e da quantidade de taninos.

VARIEDADE 

  • Uva com casca mais fina, como a Pinot Noir: menos cor para o vinho
  • Uva com casca mais grossa, como a Cabernet Sauvignon: cores mais profundas

ROSÉS

Para a elaboração de vinhos rosés é necessária a presença de uva tinta, já que a cor vem da casca.

São várias as formas de elaboração de rosés:

  • Sangria
  • Maceração curta
  • Prensagem direta
  • Mistura de brancos e tintos

Aprofunde os seus conhecimentos com o curso WSET Nível 2 – reconhecido mundialmente e pelo mercado de vinhos.

Se você tem interesse em aprender mais sobre técnicas de vinificação, uvas e vinhos, temos o curso perfeito para você: WSET Nível 2

Conheça o curso reconhecido mundialmente e também no mercado dos vinhos, clique aqui  e fale com a nossa consultora! 

Siga-nos no Instagram  também!

Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Uva

Uvas Híbridas

16 de julho de 2020

Aprenda sobre uvas híbridas e, mais especificamente, PIWI que estão tão em voga ultimamente! Encontre aqui os melhores cursos para aprender sobre vinhos.

2 mins. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Curso de vinho

7 dicas para futuros aplicantes ao Diploma WSET

16 de maio de 2023

Confira 7 dicas para futuros aplicantes ao Diploma WSET Nível 4. A Eno Cultura é o único provedor do curso na América Latina.

< 1 min. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.