Outros

Outubro Rosa

Publicado em 30 de outubro de 2023
Atualizado em 30 de outubro de 2023
Tempo de Leitura 3 mins. de leitura
Thumbnail do artigo Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que desempenha um papel importante no apoio à saúde das mulheres. 

É fundamental educar e unir conhecimento na luta contra o câncer de mama. A conscientização é essencial e, juntos, podemos fazer a diferença. 

Tivemos o privilégio de perguntar para o Dr. Bruno Tonelotto, médico anestesiologista e intensivista que também é aluno da Eno Cultura, dúvidas frequentes sobre a doença. 

Agradecemos imensamente a disponibilidade e compartilhamento de conhecimento, Bruno @doutoraprende.

Leia o conteúdo completo abaixo: 

O que é o câncer de mama? 

‘’É quando algumas células da mama começam a crescer de forma descontrolada e podem se espalhar para outras partes do corpo. É como se uma célula ficasse “rebelde” e começasse a se multiplicar sem parar.’’

Como posso saber se tenho câncer de mama?

‘’Se suspeitar de algo estranho nas mamas, é sempre importante consultar um médico. Aqui estão alguns sinais e sintomas que podem indicar câncer de mama:

  1. Nódulo na mama ou axila: um caroço que não dói, é duro e tem bordas irregulares é mais provável que seja câncer, mas cânceres também podem ser macios, redondos ou dolorosos.
  2. Alteração no tamanho, forma ou aparência da mama.
  3. Retração do mamilo.
  4. Vermelhidão, descamação ou espessamento da pele da mama.
  5. Secreção pelo mamilo que não seja leite, principalmente se for sanguinolenta.
  6. Dor na mama que não está relacionada ao período menstrual.
  7. Irritação ou formação de covinhas na pele da mama, parecendo casca de laranja.

A presença de um ou mais desses sintomas não significa necessariamente que você tem câncer de mama. Muitas destas alterações podem ser causadas por outros problemas benignos. O mais importante é conhecer seu próprio corpo e, se notar algo diferente, procurar um médico para esclarecer qualquer dúvida.’’

Quando eu devo fazer exames para saber se tenho?

“A recomendação de quando começar a fazer exames para detectar o câncer de mama varia conforme as diretrizes de diferentes países e organizações. Lembrando que o principal, indolor e sem custos, é o auto-exame da mama. Qualquer pessoa, independentemente do sexo, pode começar a fazer o autoexame das mamas a partir da adolescência ou dos 20 anos. Isso ajuda a pessoa a conhecer o próprio corpo e identificar possíveis alterações. O exame clínico das mamas é, geralmente, recomendado para mulheres a partir dos 20 ou 25 anos, podendo ser anual ou a cada 2 ou 3 anos. Recomenda-se realizar a primeira mamografia entre 40 e 50 anos. A frequência pode ser anual ou a cada dois anos, dependendo da recomendação médica e das diretrizes locais.”

O câncer de mama é muito grave? Pode limitar a minha vida?

‘’É um dos tipos de câncer mais comuns entre as mulheres em todo o mundo. A gravidade do câncer de mama varia de acordo com vários fatores, incluindo o estágio em que é diagnosticado, o tipo e subtipo de câncer, a agressividade da doença e as características individuais do paciente. Se diagnosticado precocemente as chances de cura são muito altas.’’

Alguém da minha família teve um diagnóstico, é certeza que eu vou ter?

‘’Não, o fato de alguém da sua família ter tido câncer de mama não significa que você terá a doença com certeza. No entanto, a história familiar de câncer de mama pode aumentar o risco. Lembre-se de que, mesmo com um risco aumentado, há ações que você pode tomar para monitorar sua saúde e potencialmente detectar qualquer problema precocemente. Consulte um médico para discutir sua história familiar e determinar a melhor abordagem para o rastreamento e prevenção.’’

Como posso prevenir?

‘’A prevenção do câncer de mama envolve uma combinação de práticas saudáveis, estilo de vida e estratégias de rastreamento. Embora não seja possível prevenir o câncer de mama em todos os casos, essas medidas podem ajudar a reduzir o risco ou detectar a doença em seus estágios iniciais: estilo de vida saudável, rastreamento e detecção precoce, aconselhamento genético, profilaxia cirúrgica, evitar a exposição à radiação, terapia de reposição hormonal quando indicada e amamentação. Adotar um estilo de vida saudável e manter exames regulares pode ajudar na detecção precoce e no tratamento oportuno, melhorando o prognóstico. Converse sempre com seu médico sobre suas preocupações e riscos individuais.’’

Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Outros

Outubro Rosa

30 de outubro de 2023

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que desempenha um papel importante no apoio à saúde das mulheres. Confira respostas do Dr. Bruno Tonelotto!

3 mins. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.