Curso de vinho

Porto e os seus estilos

Publicado em 22 de maio de 2023
Atualizado em 22 de maio de 2023
Tempo de Leitura 2 mins. de leitura
Thumbnail do artigo Porto e os seus estilos

Um dos vinhos mais tradicionais e conhecidos no mundo, o vinho do Porto possui diferentes sabores e estilos. 

Para ser considerado um vinho do Porto, é preciso que as uvas cultivadas sejam da região do Vale do Douro, em Portugal. 

A região é histórica, foi a primeira a ser demarcada, regulamentada e controlada, em meados dos anos de 1750. Por isso, a região do vinho do Porto foi a primeira Denominação de Origem do mundo. O centro histórico da cidade é Patrimônio Mundial da UNESCO. 

Vamos aprender um pouco mais sobre os estilos do vinho do Porto? 

As matérias-primas definem a hierarquia de qualidade e o envelhecimento determina o estilo de cada vinho.

Você sabia que só existem vinhos do Porto feitos a partir de blends?

Ruby

  • Costumam ter cor intensa, frequentemente passam apenas por inox e são engarrafados cedo para preservar o caráter frutado e os taninos. Fruta preta, vermelha e nota floral são comuns. Evoluem nas próprias garrafas, desenvolvendo aromas e sabores terciários (sem contato com oxigênio).
  • LBV e Vintage são os melhores exemplos.

Tawny

  • Amadurecimento em madeira, maximiza a exposição ao oxigênio. Por isso, a cor é aloirada/acastanhada. A complexidade aromática vem da oxidação prolongada, notas de frutas secas, caramelo, nozes, amêndoas e avelãs são muito comuns. Não são feitos para evoluir em garrafa.
  • Exemplo: Tawny com indicação de idade (10, 20, 30, 40 e 50 anos)

Brancos e rosés

  • Brancos: dezenas de castas são autorizadas, os vinhos podem ser simples ou mais complexos. As notas variam de frescas e florais a mel, oleaginosa e fruta seca. Muito usados em coquetéis ou consumidos com gelo.
  • Rosés: vinhos do Porto mais simples. A categoria foi criada em 2008, é a mais recente dentre todas. Apresentam caráter frutado e fresco, ideais para serem consumidos jovem, com gelo ou ser ingrediente de coquetéis.

Harmonização

  • Aperitivos: brancos (Portonic) e rosés.
  • Entradas: Porto branco mais encorpado, Tawny jovem.
  • Prato principal: Tawny mais velho para pratos estruturados; Vintage com carne de caça.
  • Sobremesa: Tawny com doces portugueses, Ruby com sobremesas à base de frutas vermelhas e chocolates ou queijos azuis.

Curiosidade

Os vinhos do Porto amadurecidos em barril (Tawny) são mais comuns em restaurantes que servem o vinho em taça por suportarem mais tempo abertos do que os vinhos da família Ruby.

Vá além do comum!

Se você busca um curso completo para formação em  Sommelier, com certificação internacional, indicamos o AWC (Advanced Wine Certificate). Com o modelo de curso híbrido, você assiste às aulas on-line e ao vivo e realiza as degustações de vinhos, cervejas e destilados presencialmente.

No curso AWC você aprenderá sobre as principais regiões de vinhos do mundo!

  • Tenha acesso ao livro com 270 páginas.
  • Conquiste sua certificação internacional avançada em Sommelier!

Turmas abertas, confira aqui!

Se você quer saber mais detalhes sobre o curso, pode conversar com a nossa consultora, clique aqui!

Conhece o nosso Instagram? Postamos muito conteúdo, bem como todas as novidades da Eno Cultura.

Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Curso de vinho

As variedades mais plantadas na Alemanha

19 de outubro de 2023

As variedades de uvas mais plantadas na Alemanha são principalmente uvas brancas, você sabia? Entenda tudo sobre vinhos com a Eno Cultura!

< 1 min. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Curso de vinho

7 dicas para futuros aplicantes ao Diploma WSET

16 de maio de 2023

Confira 7 dicas para futuros aplicantes ao Diploma WSET Nível 4. A Eno Cultura é o único provedor do curso na América Latina.

< 1 min. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.