Blog

Fique por dentro das novidades que acontecem no
mundo dos vinhos e destilados!

Susana Balbo
4 de julho de 2022

Susana Balbo

Sem categoria

Coragem, audácia e inquietude definem bem quem é Susana Balbo. Nascida em uma família tradicional, que possivelmente não esperava que Susana traçaria um caminho profissional pouquíssimo convencional e dominado por homens. 

Contudo, assim ela seguiu e em 1981 conquistou seu diploma em Enologia e tornou-se, assim, a primeira mulher enóloga da Argentina.

Enfrentando barreiras

O caminho não foi fácil e logo ela já sentiu o impacto na carreira: não conseguia emprego nas vinícolas de Mendoza. Esse fato não a fez desanimar e, portanto, partiu para Salta onde foi contratada para administrar a vinícola Succession Michel Torino, em Cafayate.

Com isso, seu primeiro desafio foi lançado: elaborar um Torrontés elegante para ser bem visto globalmente. Foi um sucesso! Susana ainda hoje é conhecida como “a rainha do Torrontés” e seus vinhos desta casta são vistos como benchmark no setor vitivinícola.

De volta às origens

Após passar pela experiência de 9 anos em Salta, Susana decidiu ir de volta a sua terra natal, mas com sonhos ambiciosos de ter seu próprio projeto em um futuro – muito – próximo.

Em Mendoza trabalhou para várias marcas conceituadas, como Martins e Catena Zapata, além de ser consultora de vinícolas em solo argentino, bem como, internacional.

Em 1999, montou sua vinícola e realizou o grande sonho de assinar seus próprios vinhos. Sempre movida a desafios, queria ir além e mostrar o potencial argentino ao mundo. Como consequência, foi eleita Presente de Vinhos da entidade Wines of Argentina por 3 vezes. Durante esse tempo, as exportações dos vinhos argentinos fizeram história e, assim, a Argentina entrou no mapa do circuito mundial dos importantes países produtores de vinhos do mundo!

Dicas de vinhos:

Benmarco Sin Limites Gualtallary (Importadora Cantu)

Susana Balbo Signature Torrontés (Importadora Cantu)

Susana Balbo Tradición Cabernet Sauvignon (Importadora Cantu)

Aprofunde seus conhecimentos em vinhos:

Temos um curso todo destinado a Malbec, mais icônica casta na Argentina. Mostramos a história da uva em alguns países, como chegou à América do Sul, o porquê a Argentina é o lar mais consagrado, os diferentes estilos de tintos e de outras formas de vinificar usando a Malbec.

Por fim, incluímos um capítulo especial sobre as pesquisas mais recentes e importantes que, cada vez mais, posicionam a Malbec como uma uva versátil e a Argentina como um grande produtor de vinhos no cenário global.

Veja aqui!

 

 

 



+
02 Fungos 270x270 - Série: Problemas nas Vinhas [ FUNGOS ]
13 de setembro de 2018

Série: Problemas nas Vinhas [ FUNGOS ]

Os fungos são quase sempre associados à podridão, pois geralmente causam a degeneração da uva, das folhas ou do tronco da videira. Os fungos que podem trazer mais problemas ao viticultor são o oídio e o míldio, mas podemos destacar também o botrytis (embora este possa ser benéfico em certas condições) e os fungos que […]

continuar lendo
+
27 de janeiro de 2021

Evolução x Petróleo

Casta muito aromática, que resiste bem a invernos rigorosos, amadurece cedo mas brota tardiamente, contornando as geadas de primavera. Tem pele fina, alta acidez e, quando amadurece, pode produzir também bastante açúcar sem perder a acidez. Isso permite a produção de vinhos com ampla variedade de estilos, desde secos com baixo teor alcoólico, até muito […]

continuar lendo
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades

Eno Cultura - Todos os direitos reservados © 2018