Blog

Fique por dentro das novidades que acontecem no
mundo dos vinhos e destilados!

Telmo Rodríguez
4 de agosto de 2022

Telmo Rodríguez

Sem categoria

Telmo Rodríguez nasceu em 1962 em Irún, cidade do país Basco, na fronteira entre Espanha e França. A ligação com o vinho foi herança de seu pai que, em 1964, começou um projeto de recuperação de uma tradicional propriedade em Rioja, a Granja Remelluri. Foi, portanto, neste local que Telmo viveu parte de sua infância e adolescência com seus irmãos.

Telmo Rodríguez: da Biologia para o vinho

Apesar de ter cursado Biologia, o vinho também fazia parte de suas paixões, já que o contato veio desde muito cedo. À primeira vista, pareceu que Telmo trabalharia nos projetos do pai. De fato, trabalhou por um tempo, porém visões diferentes fizeram com que o trabalho conjunto não fosse em frente. Segundo Telmo Rodríguez, seu pai era um homem de negócios e ele era um homem do vinho, com objetivos de elaborar exemplares surpreendentes e achava que às vezes era até necessário largar o lado “business”, uma vez que por muitos momentos o amor pelo cultivo e elaboração falava mais alto.

Voos internacionais

A ida para a França (Bordeaux), onde estudou enologia, foi crucial para moldá-lo como um grande produtor de vinho. Além dos estudos em Bordeaux, Telmo também trabalhou nesta icônica região, bem como foi para o Rhône, onde vivenciou o dia a dia de importantes produtores.

Após larga experiência, retornou à Espanha onde criou um projeto de recuperação de vinhas velhas. Daí nasceu a Cia. de Vinhos Telmo Rodríguez. Atualmente, além da importadora de vinhos que possui em terras espanholas, atua em 7 regiões produtoras. Ainda possui vinhedos próprios em 5, que incluem, por exemplo, Rioja e Ribera del Duero.

A busca pelo resgate

Um dos grandes orgulhos de Telmo é o projeto em Cebreros que busca a recuperação de vinhas velhas de Garnacha que estão a mais de 1000m de altitude.

Um desafio que fez com que o produtor brilhasse em sua carreira foi o resgate do vinho doce à base de Moscatel de Málaga, um vinho que já teve mais fama que Jerez, nos séculos XVII e XVIII. Contudo, não conseguiram se manter no mercado e seus vinhedos foram esquecidos. Telmo recuperou e hoje produz o Molino Real.

Vinhos orgânicos e biodinâmicos

Diante de tantos desafios, Rodríguez não para e luta ardentemente contra a padronização dos vinhos. Considera a viticultura muito mais importante do que a enologia, opta pelo cultivo orgânico e projeta certificar todos os seus vinhos como biodinâmicos. Liderado pelo famoso produtor do Loire, Nicolas Joly, Telmo faz parte do projeto Renaissance des Appelations, que reúne produtores que levantam a bandeira da biodinâmica.

Dicas de vinhos: Telmo Rodríguez

Gaba do Xil Godello

Lindes de Remelluri de San Vicente de la Sonsierra

M2 de Matallana Ribera del Duero

M.R. Málaga

Todos os vinhos são importados pela Mistral.

Cursos de vinhos

Nossos cursos são dinâmicos e com conteúdos aprofundados para você enriquecer seu conhecimento.

Curso On-line Rioja: Aprenda a história de Rioja, as mudanças ocorridas, a geografia, as principais castas e estilos de vinhos. Um curso compacto e completo sobre uma das mais importantes regiões produtoras do mundo!

Curso On-line Biodinâmicos: Abordamos um conceito que vai além do protocolo agrícola e da produção orgânica: a preocupação com o solo se estende para a concepção da área produtora como um só organismo dinâmico, onde solo, animais, homem, bem como, os cosmos interagem.

Veja todos os temas e cursos aqui!

+
Papo Químico 02 Banner 570x270 - Papo Químico: Micotoxinas
20 de maio de 2019

Papo Químico: Micotoxinas

Nosso assunto hoje é uma micotoxina que pode estar presente nos vinhos, e que muita gente que gosta de vinho desconhece! Em primeiro lugar… o que é uma micotoxina? Mico vem da palavra grega mykes, que quer dizer cogumelo. Cogumelos são frutificações de fungos. Então: micologia é o estudo dos fungos; micose: é o nome […]

continuar lendo
+
10 de abril de 2020

Vinhos Fortificados

A variedade dos vinhos fortificados é bastante significativa e a história é longa, vem de milhares de anos. Entretanto, para a história não se tornar extremamente longa por aqui, vamos já pular para o século XVII. Nessa época os ingleses adicionavam o álcool ao vinho com o objetivo de conservar a bebida durante as extensas […]

continuar lendo
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades

Eno Cultura - Todos os direitos reservados © 2018