Uva

Uvas Híbridas

Publicado em 16 de julho de 2020
Atualizado em 01 de abril de 2023
Tempo de Leitura 2 mins. de leitura
Thumbnail do artigo Uvas Híbridas

Vários cruzamentos naturais ou criados em laboratório deram origem a muitas uvas viníferas diferentes. As uvas resultantes desses cruzamentos também são viníferas, pois foram originadas de cruzamentos entre duas uvas da mesma espécie, a Vitis vinifera. Por que as uvas híbridas são diferentes? Veremos logo abaixo.

Cruzamentos entre uvas viníferas

Por exemplo, a Chardonnay é um cruzamento natural entre Pinot e Gouais Blanc. A Syrah é também fruto de um cruzamento natural entre as uvas Mondeuse Blanche e Dureza. Por outro lado, a Müller-Thurgau foi originada de um cruzamento realizado em laboratório entre as variedades Riesling e Madeleine Royale, em 1882. Todas essas são variedades viníferas.

O que são uvas híbridas?

Sem dúvidas, as uvas viníferas são as mais famosas no mundo, porém uma nova “categoria” pode se tornar mais corriqueira nas nossas taças: as uvas híbridas. As uvas híbridas, portanto, referem-se às variedades que foram originadas, diferentemente das citadas acima, de cruzamentos entre duas espécies diferentes. As híbridas que mais costumam aparecer são as vindas de cruzamentos entre viníferas e vinhas nativas da América do Norte ou da Ásia (ou cruzadas com outras variedades híbridas).

Uvas europeias: problemas?

As videiras europeias carregam consigo um possível problema que pode ser potencializado ao longo do tempo: algumas variedades mais que outras, são muito suscetíveis às doenças que necessitam do uso de produtos químicos para serem combatidas. O impacto ambiental dos tratamentos caminham no sentido contrário das boas práticas de sustentabilidade, tão em voga nos tempos atuais. Em vista disso, alguns produtores estão interessados nas vantagens e possíveis potenciais de se trabalhar com vinhas híbridas. 

Cases de sucesso com uvas híbridas

Há décadas os híbridos já eram destaque em alguns lugares, como em Finger Lakes (Nova York), onde as viníferas, com o tempo, passaram a ocupar as áreas mais favorecidas. Os vinhedos híbridos ainda tem grande grande importância para Nova York, principalmente nas áreas onde as viníferas não resistiriam ao frio sem impactos negativos na produção. A uva Vidal usada especialmente para a elaboração dos Icewines no Canadá é um destaque entre as híbridas. Ela nasceu na França do cruzamento entre a Trebbiano Toscano (vinífera, conhecida também como Ugni Blanc) e Rayon D’Or (uva híbrida), em 1930.

Vinhas PIWI – entenda!

No Mosel (Alemanha), região conhecida por elaborar alguns dos melhores vinhos de Riesling do mundo, existem produtores empenhados em testar as vinhas PIWIs. PIWI é uma abreviação alemã para o nome Pilzwiderstandsfähige, que significa que são variedades de uvas resistentes a fungos. Essas uvas (entre tintas e brancas) foram originadas do cruzamento entre Vitis vinifera e variedades americanas resistentes a fungos. Criada em 1999, a PIWI International é uma organização responsável por promover essas variedades de uvas.

Algumas degustações às cegas já estão mostrando bons resultados com essas variedades híbridas, o que é comemorado por produtores que pretendem seguir com mais afinco a filosofia dos vinhos naturais. Há apostas de que esse é o futuro, apesar de que a Riesling é, de fato, o grande trunfo do Mosel. Produtores que já estão trabalhando com essas variedades afirmam que já tiveram anos que não precisaram pulverizar os vinhedos de PIWI, o que pode ser visto como um grande avanço em prol da natureza.

Em suma, existem várias variedades híbridas e testes têm sido feitos com mais frequência, contudo muito preconceito gira em torno dessas uvas e possivelmente uma longa jornada será necessária para quebrar barreiras.

Veja o site oficial das uvas PIWI aqui!

Gosta de estudar sobre uvas?

Veja nossos cursos online:

Riesling

Castas Brancas – neste curso falamos sobre a uva híbrida Vidal

Syrah

Pinot Noir

Nebbiolo

Garnacha

 

Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Curso de vinho

GARNACHA, GRENACHE: o que você sabe sobre a uva?

15 de setembro de 2023

Surpreenda-se com o curso on-line Garnacha e aprenda tudo sobre a casta tinta que pode se aproximar muito de um Grand Cru da Borgonha!

2 mins. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Uva

Uva branca: Furmint

25 de janeiro de 2022

Conheça sobre a Furmint, a uva branca mais conhecida da Hungria. É ela quem origina os famosos vinhos Tokaji, muitos deles elaborados com uvas botritizadas.

< 1 min. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.