Blog

Fique por dentro das novidades que acontecem no
mundo dos vinhos e destilados!

Viticultura: cruzamentos, híbridos, mutações e clones
30 de maio de 2022

Viticultura: cruzamentos, híbridos, mutações e clones

Sem categoria

O que são cruzamentos, híbridos, mutações e clones?

Além de existirem espécies diferentes de uvas, ainda existem os cruzamentos, os híbridos, as mutações e os clones, que são 4 categorias genealógicas (relacionadas ao DNA da videira) muito faladas em viticultura.

Vamos entender um por um e, em seguida, tem dicas de vinhos para você.

Viticultura: Cruzamentos

Muitas uvas foram originadas (e ainda são) por meio de cruzamentos. Significa que 2 uvas foram reunidas (cruzadas) para dar origem a uma nova variedade. Contudo, as 2 uvas originais são da mesma espécie. 

Exemplo: 2 uvas viníferas originam uma nova uva vinífera. Ou 2 uvas labrusca originam uma nova uva labrusca.

Cabernet Franc (Vitis vinifera) x Sauvignon Blanc (Vitis vinifera) -> Cabernet Sauvignon (Vitis vinifera)

Viticultura: Híbridos

Os híbridos têm uma certa semelhança com os cruzamentos. Mas, neste caso a junção ocorre com espécies diferentes de uvas. Por exemplo, ao cruzar uma Vitis vinifera com uma Vitis labrusca origina uma variedade diferente chamada híbrida.

As castas híbridas já foram (e ainda são) vistas com certo preconceito. Entretanto, estão sendo cada vez mais utilizadas por, muitas vezes, serem resistentes a doenças fúngicas e climas extremos.

Uma famosa uva híbrida é a Vidal, conhecida por originar os vinhos icewine no Canadá. A Vidal nasceu do cruzamento entre a vinífera Trebbiano Toscano e Rayon d’Or (híbrida).

Viticultura: Mutações

São variações naturais que ocorrem, geralmente, quando uma casta responde às mudanças no ambiente onde está, pode ocorrer mudanças nas folhas, uvas, bem como em outras partes da videira. Essas mudanças são desencadeadas, de forma geral, para se protegerem contra doenças (podridões), condições adversas (geadas), entre outras causas.

Quando ocorrem as mutações, novas variedades surgem (há mudança no material genético). Os exemplos mais famosos são as mutações que ocorreram com a Pinot Noir e originaram a Pinot Blanc e Pinot Gris.

Uma variedade de uva é oficialmente definida como uma mutação quando algumas de suas características genéticas não são mais idênticas à videira-mãe, fato ocorrido com o exemplo acima.

Viticultura: Clones

Os clones existem dentro de uma mesma variedade de uva. Por exemplo, existem inúmeros clones de Chardonnay, Pinot Noir e etc. O material genético de um clone é igual ao da videira-mãe.

Clones são feitos de forma assexuada, a partir de parte de uma videira. Ou seja, é realizada uma propagação retirando-se pedaços (estacas) de uma vinha e enraizando-as ou colocando em porta-enxertos (leia sobre porta-enxertos aqui!)  Os DNAs são idênticos, com características particulares.

 

A viticultura é cheia de descobertas e detalhes. Gosta desse assunto?

No nosso curso sobre castas brancas falamos sobre cruzamentos, híbridos e uvas brancas do mundo que fogem do comum. Acesse aqui!

Para finalizar, vamos de dicas de vinhos:

LA Clássico Cabernet Franc (Luiz Argenta)

Inniskillin Vidal Icewine (Portus Cale)

Les Bourgarels Pinot Noir (Coletanea Vinhos)

+
agenda do vinho enocultura 570x270 - Agenda do Vinho - Janeiro
2 de janeiro de 2018

Agenda do Vinho – Janeiro

2018 já começou e os eventos de vinhos também. Confira a lista de Janeiro e participe! FESTIVAL DA VINÁLIA Dia: 08/12/17 a 06/01/18 Horário: Das 09h às 19h – Atividades nos Parreirais: Degustação de Uvas, Pisa da uva, Chá da Tarde e Corrida de Barricas “Città del Vino” Local: Complexo Espaço Uva e Vinho – […]

continuar lendo
+
02 Cruzamento entre uvas arinarnoa capa 570x270 - Cruzamento entre Uvas: Arinarnoa
20 de setembro de 2019

Cruzamento entre Uvas: Arinarnoa

Assim como a Marselan do nosso post anterior sobre Cruzamentos entre Uvas, a Arinarnoa também é uma casta tinta que está na lista das novas possíveis queridinhas de Bordeaux. Se as uvas que estão na lista forem aprovadas, os cultivos poderão iniciar em 2020/2021, constituir até 10% do blend final, mas só poderão ocupar 5% […]

continuar lendo
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades

Eno Cultura - Todos os direitos reservados © 2018