Uva

Cruzamento entre Uvas: Müller-Thurgau

Publicado em 03 de dezembro de 2019
Atualizado em 01 de abril de 2023
Tempo de Leitura < 1 min. de leitura
Thumbnail do artigo Cruzamento entre Uvas: Müller-Thurgau

Foi penoso até chegar nos verdadeiros progenitores da Müller-Thurgau, cujo cruzamento ocorreu em 1882 pelas mãos do suíço Hermann Müller, que na época era pesquisador no Geisenheim Research Center, em Rheingau, na Alemanha. À princípio, foi registrado que o cruzamento que a originou era associado à Riesling e à Silvaner (uma das maiores referências dessa casta é na Alsácia, onde é permitida em um Grand Cru chamado Zotzenberg). Um estudo de DNA erroneamente afirmou que Müller-Thurgau foi originada de um cruzamento entre Riesling x Chasselas e um outro teste mostrou o equívoco, associando na verdade ao cruzamento de Riesling x Chasselas de Courtiller – casta de pouquíssima importância.
Nos anos 2000 um novo resultado de DNA foi divulgado, o qual afirmou que a Riesling foi cruzada com Madeleine Royale (casta branca). Nesse novo estudo, foi confirmado que Pinot Noir e Schiava Grossa são avós da Müller, assim como Gouais Blanc, sendo essa última um dos progenitores da Riesling. Uma das grandes funções da Müller-Thurgau foi participar de novos cruzamentos que deram origem a castas como: Arnsburger, Bacchus, Faberrebe, Gutenborner, entre outras.
No site da crítica Jancis Robinson aparecem boas pontuações de exemplares varietais de Müller-Thurgau elaborados em Trentino-Alto Ádige (Itália). Esses exemplares são referentes às safras 2016 e 2017 e se mostram com bom potencial de guarda, cujos produtores premiados foram Tiefenbrunner e Manni Nössing. O 2016 foi citado como um vinho icônico, com notas minerais, complementadas com fruta branca madura e boa concentração no paladar. República Tcheca, Suíça (em Thurgau, cantão onde nasceu o criador da casta) e Eslováquia, são alguns exemplos onde se pode encontrar exemplares da Müller-Thurgau, além da Itália e Alemanha.

Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Uva

Quais são as características da Cabernet Sauvignon?

02 de setembro de 2021

O que você sabe sobre a famosa Cabernet Sauvignon? O conhecimento sobre a uva vai muito além de harmonizações! Confira aqui nosso conteúdo completo.

2 mins. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Uva

Chenin Blanc

27 de dezembro de 2020

Clássica no Vale do Loire, a Chenin Blanc também é um grande destaque na África do Sul. Aprenda sobre esta importante uva no mundo do vinho!

2 mins. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.